Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

No Mundo da Lua - Sônia Pillon


Sônia Pillon nasceu em Porto Alegre e desde 1996 reside em Jaraguá do Sul. 

Formada em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduada em Produção de Texto pela Univille, atuou como repórter, editora, redatora e assessora de imprensa,  no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Por mais de 10 anos trabalhou no jornal A Notícia.   

É autora de “Crônicas de Maria e outras tantas – Um olhar sobre Jaraguá do Sul” e “Encontro com a paz e outros contos budistas”, com participação em antologias de contos, crônicas e poesias.

Publica também no blog soniapillon.blogspot.com e na fanpage "Sônia Pillon Escritora". É Presidente de Honra da Seccional Jaraguá do Sul da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina (ALBSC).

....


Veja mais colunas de No Mundo da Lua - Sônia Pillon

A Mítica do Um

Sexta, 25 de janeiro de 2019

Existem muitas associações relacionadas ao número um. Por abrir caminho entre os demais algarismos que o seguem, o “um” é apontado como um abre-alas e também é linkado a tudo o que é considerado top de linha. Para os adeptos da numerologia, o um representa o pioneiro, o destemido que dá a cara à tapa, o líder corajoso, não raro desacreditado pelos que o rodeiam. Muitos dos que resistem às mudanças e se negam a correr riscos, saindo da zona de conforto, intimamente até torcem para que os pioneiros “quebrem a cara”.

Geralmente classificados como “loucos”, curiosamente esses indivíduos inovadores passam a ser seguidos rapidamente pelos demais, quando bem sucedidos. Sobre isso, nunca é demais lembrar de que o medo paralisa e que todos os avanços só ocorrem porque existem pessoas audaciosas.

Mas também não custa lembrar de que não existem caminhos prontos: tudo o que é iniciado exige perseverança e tentativas, com acertos e erros, até que seja alcançado o resultado almejado. Mas se a gente não tentar, como saber se haverá avanços, não é mesmo?

Entendo que esse tipo de postura vale para tudo. O ser humano tem a tendência de se acomodar e só aceitar a mudança quando está no fundo do poço, ou prestes a cair no abismo. Será que estou exagerando?

Essa mesma analogia podemos remeter ao mês número um. Vale lembrar que janeiro chegou com novos governos. Temos uma “casa” que precisa de restauração, através do resgate dos valores éticos, e de uma faxina geral, para retirar os entulhos acumulados ao longo dos anos e o lixo depositado por debaixo do tapete. Há um clamor geral pelo fim da corrupção e pela punição aos ladrões da nação brasileira.

Janeiro também combina com boas expectativas, com lista de metas a serem executadas, com a determinação de começar um ano com o pé direito. Se queremos mudança, precisamos mudar! O pacifista indiano Mahatma Ghandi tinha razão quando disse que temos de nos tornar a mudança que queremos ver no mundo. E nada melhor do que iniciar o ano com essa determinação.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA