Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

No Mundo da Lua - Sônia Pillon


Sônia Pillon nasceu em Porto Alegre e desde 1996 reside em Jaraguá do Sul. 

Formada em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduada em Produção de Texto pela Univille, atuou como repórter, editora, redatora e assessora de imprensa,  no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Por mais de 10 anos trabalhou no jornal A Notícia.   

É autora de “Crônicas de Maria e outras tantas – Um olhar sobre Jaraguá do Sul” e “Encontro com a paz e outros contos budistas”, com participação em antologias de contos, crônicas e poesias.

Publica também no blog soniapillon.blogspot.com e na fanpage "Sônia Pillon Escritora". É Presidente de Honra da Seccional Jaraguá do Sul da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina (ALBSC).

....


Veja mais colunas de No Mundo da Lua - Sônia Pillon

Uma carta e uma lição

Sexta, 14 de setembro de 2018

 

Sônia Pillon

 

Em tempos de greve de caminhoneiros, de reivindicações justas, mas também de radicalismos, que colocam o cidadão em meio ao furacão, se deparar com uma singela cartinha escrita à mão por uma estudante mineira aplicada, traz uma sensação de leveza em meio ao caos. Principalmente quando essa menina é aluna de 1º ano de ensino médio em Betim (MG) e demonstra encantamento por Jaraguá do Sul, a partir de reportagem de televisão. Na gravação, Jaraguá do Sul é apresentada como organizada, ordeira, com o menor índice de criminalidade do Brasil e, ainda por cima, com singularidades que a tornam única no cenário nacional.

 

No dia a dia, os noticiários alarmam e mantêm o nosso sistema de alerta permanentemente acionado, ainda que a crise econômica e o desemprego estejam em fase de recuperação. Nos acostumamos com cenas de violência e com revelações bombásticas relacionadas à corrupção, à falta de ética em todas as esferas sociais, principalmente envolvendo aqueles que contribuímos para eleger. Nada de novo, nesse quesito.

 

E quando uma carta dessas chega às mãos do destinatário, no caso a Prefeitura de Jaraguá do Sul, chama a atenção, exala esperança no ar. É que nessa faixa etária é comum os jovens dominarem o “internetês”, em detrimento de uma linguagem escrita mais elaborada. Sem querer generalizar, falta leitura, pesquisa fundamentada, riqueza de vocabulário nos textos. A superficialidade impera nas buscas por conteúdo na web. Basta conferir as médias (baixas) alcançadas nas provas de Redação dos vestibulares… Felizmente há os que cultivam o hábito da leitura e não abrem mão de ler um bom livro.

 

Porém, de maneira geral, quem hoje se dá ao trabalho de escrever uma carta de próprio punho quando quer enviar uma mensagem? Dispensar o e-mail e o “zap zap” é algo praticamente impensável nessa idade, uma verdadeira exceção à regra.

 

Essa história verídica está no site da Prefeitura e chama a atenção em meio às demais postagens. Para citar algumas características diferenciadas, que aguçaram a curiosidade e a imaginação da adolescente, na correspondência ela citou as festas típicas, os espaços públicos, as belezas naturais Esses fatores a fizeram acreditar que Jaraguá do Sul é a melhor cidade do Brasil. E aí fica a reflexão: Será que os que nasceram aqui, e os que adotaram a cidade para viver, tem essa mesma percepção? Está na hora de se deixar o “mimimi” de lado e passar a enxergar os fatores positivos, ao invés de ficarmos apenas batendo na tecla das mazelas. Essa é a lição que a estudante Any Gabriely Soares deixa para nós, “veteranos de guerra”, na sala de aula da vida.

 

 



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA