Insuficiência renal aguda e infecção generalizada foram as causas
São Bento - São-bentense de nascimento, Affonso Robl entrou no seminário de Corupá em 1942. Fez o noviciado em Castro/PR, em 1949, tendo professado um ano depois, na mesma cidade. Na sequência, estudou Teologia em Taubaté/SP, onde foi ordenado presbítero.
Seu primeiro trabalho foi de professor no seminário de Corupá. Em 1962, foi a Curitiba/PR ultimar seus estudos. Dois anos depois, formou-se em Letras Clássicas - pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em 1965, voltou a lecionar em Corupá. Com a mudança do 2º grau de Corupá para Rio Negrinho, mudou-se para aquela casa. Em 1972, o 2º grau foi transferido para Curitiba - o padre acompanhou, mais uma vez, o curso, como professor. Passou a lecionar Português na Universidade Federal do Paraná. No ano de 1974, foi a São Paulo/SP fazer pós-graduação na USP. Em 1976 voltou a Curitiba, como professor no Instituto Dehonista e na Universidade Federal do Paraná.
DOUTOR
Doutorou-se em Linguís-tica Românica pela USP em 1982. Em 1990 foi a Roma, Itália, onde passou meio ano em estudos e serviços no Centro de Estudos da Congregação. Voltou a Curitiba em 1991. Em 2000 foi nomeado diretor acadêmico da Escola Superior de Propaganda e Marketing de Curitiba, cargo que deixou no início de 2007. Em seu currículo ainda consta o cargo de conselheiro provincial da antiga BM e, de 1995 a 1998, foi conselheiro regional da RBM. Padre Afonso prestou outros serviços à congregação, como membro de diversas comissões de redação, tradução e revisão de vários documentos oficiais, entre eles, a Regra de Vida e Ratio Formationis Generalis. Ele também atuou durante algum tempo como colunista do jornal Evolução, enriquecendo nossas páginas com brilhantes artigos e reflexões.
Padre Afonso faleceu no domingo passado, no Hospital Vita, de Curitiba, com insuficiência renal aguda e infecção generalizada, aos 81 anos. Seu velório foi realizado na Matriz do Santuário Santa Rita de Cássia, em Curitiba, onde também foi realizada missa de corpo presente. O foi transladado para São Bento do Sul e, após a missa das 16:00 de segunda-feira, foi enterrado no cemitério municipal. (Com informações do Portal Dehon Brasil)