Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

São Bento do Sul conta com araucárias com mais de 400 anos


 

Clique para ampliar
Pelo porte apresentado por cada árvore, estima-se idade superior a 400 anoS (AIPMSBS)

 


São Bento - Na última sexta-feira, dia 6, o prefeito Magno Bollmann, esteve em uma propriedade na estrada Erico Neumann, no bairro Mato Preto, que conta com duas espécies de araucária com idade superior a 400 anos. A visita foi acompanhada pelo diretor de Meio Ambiente, biólogo Marcelo Hübel, pela diretora de Turismo, Cristiane Nenevê da Silva, e pelo secretário de Agricultura, Edimar Geraldo Salomon.

 Os dois pinheiros araucária estão localizados na propriedade de Francisco Muller. O primeiro pinheiro apresentava 1,26 metros de DAP (Diâmetro Altura do Peito). Já o segundo conta com 1,15 metro de DAP. Segundo o proprietário, cada árvore produziu cerca de 470 pinhas em um ano. Pelo porte apresentado por cada árvore, estima-se idade superior a 400 anos.

 Conforme explica o diretor de Meio Ambiente, muitas árvores são cortadas com fins econômicos madeireiros, para construção de moradias ou fabricação de móveis, mas a produção de pinhão, em um ano ou no máximo dois anos equivalem o valor da árvore quando analisada para corte. “Considerando árvores de menor tamanho com pelo menos 2m³ (dois metros cúbicos de madeira). Neste novo momento a araucária é analisada e vista com mais um potencial econômico, mas voltado para o turismo ecológico, e referência para o cicluturismo”, observou Marcelo.

 As árvores foram medidas, fotografadas e registradas com as coordenadas geográficas com auxílio do GPS (Global Positioning System) e fazem parte dos arquivos do Departamento de Meio Ambiente. “São árvores centenárias que apresentam alto valor ambiental, em relação a informação genética. Atualmente a ameaça da extinção da araucária está justamente relacionada a erosão genética”, comentou o prefeito Magno Bollmann.

 A Araucaria angustifolia, nome popular Pinheiro-do-Paraná, está relacionada na lista oficial de flora ameaçada de extinção através da portaria nº 37-N de 3 de abril de 1992, enquadrada na categoria vulnerável (IBAMA).



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA