Subiu para 24 o número de cidades que registraram estragos com as chuvas que atingiram a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte de Santa Catarina neste fim de semana. Além das 21 que já estavam no relatório das 15h divulgado pelo órgão, entraram para a lista as cidades de Guaramirim, Nova Trento e Rio Negrinho, sendo que as duas últimas também decretaram situação de emergência.
De acordo com o relatório das chuvas publicado às 18h desta segunda-feira, 611.067 pessoas foram afetadas em todo o Estado. Destas, 13.601 estão desalojadas (tiveram suas casas atingidas e estão em casas de amigos ou parentes) e outras 815 estão desabrigadas (precisaram ir para abrigos temporários).
Além de Nova Trento e Rio Negrinho, outras cinco cidades já decretaram situação de emergência: Brusque, Pomerode, Santo Amaro da Imperatriz, São João Batista e Schroeder. Muitas cidades estão com problemas nos abastecimentos de água e energia elétrica.
O relatório segue registrando uma morte em decorrência das chuvas. Em Palhoça, Valmir Carvalho Iochen, 25 anos, morreu depois de perder o controle da Elba que dirigia e cair no rio Aririú, na BR-101, na noite de sábado. O corpo dele foi encontrado por volta do meio-dia desta segunda-feira.
Segundo informações da Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições climáticas no Estado, o volume de chuva nas regiões afetadas foi, em um dia, maior do que a média esperada para todo o mês. Em Pomerode e Massaranduba, choveu em seis horas o equivalente ao mês inteiro. Joinville teve quase três vezes mais chuva do que a média histórica, mas é no Vale do Itajaí que os maiores prejuízos foram registrados.
cidades que registraram estragos com as chuvas:
ÁGUAS MORNAS
ANTONIO CARLOS
BLUMENAU
BIGUAÇU
BRUSQUE
CAMBORIU
CORUPÁ
GASPAR
GUABIRUBA
GUARAMIRIM
ILHOTA
INDAIAL
JARAGUÁ DO SUL
JOINVILLE
NOVA TRENTO
PALHOÇA
POMERODE
RIO DOS CEDROS
RIO NEGRINHO
SANTO AMARO DA IMPERATRIZ
SÃO JOSÉ
SÃO JOÃO BATISTA
SÃO PEDRO DE ALCANTARA
SCHROEDER
DIÁRIO CATARINENSE