Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Diabete: desafios, prevenção e atenção no Dia Mundial de Conscientização

Quinta, 16 de novembro de 2023

Alimentação inadequada, falta de atividades físicas e sobrepeso são os principais fatores da diabete, doença que acomete 13 milhões da população brasileira, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabete. O dia 14 de novembro marca o dia mundial da luta contra a doença e a Prefeitura de São Bento do Sul, através da Secretaria de Saúde, destaca medidas de prevenção.

 

A doença é causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), aproximadamente 62 milhões de pessoas vivem com diabete nas Américas, um número que deve ser muito maior, já que cerca de 40% das pessoas não sabem que têm a doença. 

 

A enfermeira, mestre em saúde coletiva e responsável pelo Centro de Atendimento ao Diabético (CADIA), Rosilei Weis, explica que os hábitos de vida não saudáveis são fatores para a ocorrência da diabete.

 

“As pessoas estão mais sedentárias, comendo comidas ultraprocesadas que aumentam o ganho de peso,  tudo que contribui para doença crônica. Diabete em específico, mas também hipertensão e antidepidemia.  E a gente vive numa região que gosta muito de comer coisas calóricas, gosta de beber, isso também favorece o aumento das doenças crônicas”, comenta. 

 

Prevenção e controle

 

Pacientes com história familiar de Diabete Mellitus devem ser orientados a:

 

– Manter o peso normal; não fumar; controlar a pressão arterial; evitar medicamentos que potencialmente possam agredir o pâncreas; praticar atividade física regular.

 

Pacientes com Diabete Mellitus devem ser orientados a:

 

– Realizar exame diário dos pés para evitar o aparecimento de lesões; manter uma alimentação saudável; utilizar os medicamentos prescritos; praticar atividades físicas; manter um bom controle da glicemia, seguindo corretamente as orientações médicas.

 

Centro de Atendimento ao Diabético

 

O município possui um setor especializado, o Centro de Atendimento ao Diabético, junto ao Centro de Especialidades Médicas do município. Com um fluxo mensal de 1200 usuários, que passam por  uso de automonitorização glicêmica, consultas de endocrinologia geral e em diabete, consultas de nutrição, consultas de enfermagem e de geriatria. Os pacientes são encaminhados para as consultas no CADIA através das equipes da atenção primária.

 

Objetivos do serviço

 

- Atendimento às pessoas com Diabete Mellitus e seus familiares/cuidadores;

 

- Atualização e treinamentos periódicos dos profissionais de saúde;

 

- Ações de educação em diabete e em saúde as pessoas da comunidade;

 

- Coordenar e manter atualizado o programa de doença crônica/diabete no município.

 

- Padronização e regulação de insumos voltados à atenção às pessoas com DM.

 

- Integração dos dados em diabete da rede.

 

- O atendimento para entrega de insulinas e exame dos pés é descentralizado para todas as Unidades de Saúde. 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA