O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Joinville está investigando o que levou uma das equipes da unidade a transportar o paciente errado do Hospital Nossa Senhora das Graças em São Francisco do Sul, Litoral Norte, por cerca de 20 quilômetros na última terça-feira.
Ao invés do paciente idoso, com mais de 80 anos, que estava intubado e com suspeita de tuberculose, a equipe levava para São Bento do Sul, no Planalto Norte, uma idosa que estava internada na emergência da unidade e também estava intubada por causa de problemas respiratórios.
O erro foi descoberto, conforme um funcionário do Samu, que prefere não se identificar, porque durante o trajeto, o condutor da ambulância recebeu o nome correto do paciente que deveria ser transferido pelo tablet, que compõe as unidades de UTI móveis do serviço.
A equipe, então, retornou ao hospital de São Francisco do Sul e desfez a troca de pacientes. Como, de acordo com o funcionário do Samu, o paciente que aguardava a transferência foi classificado pelo código azul, estava em situação estável, o estado de saúde dele não foi afetado pelo engano.
O idoso foi levado para São Bento do Sul ainda na terça-feira e permanece internado na UTI do Sagrada Família.
Contraponto
Conforme a assessoria de imprensa da SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) que administra o Samu estão sendo levantadas a gravação das ligações feitas na terça-feira entre a equipe responsável pela transferência e a central "para a devida apuração de responsabilidades e tomada de providências".
A assessoria também fez questão de salientar que ambos os pacientes envolvidos no equívoco passam bem.