Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

"O bem maior é a comunidade"

Sexta, 25 de fevereiro de 2011

Osmar Paulo Anton, bombeiro aposentado, preside a Câmara de Vereadores de Rio Negrinho e, a exemplo do o prefeito Osni Schroeder, deu a entrevista que segue ao Evolução, em evento de homenagem ao Dia do Repórter, realizado semana passada. "Osmar Bombeiro", como é popularmente conhecido, fala da sua trajetória até chegar à política, das disputas para chegar à Câmara e à presidência da mesma, bem como dos projetos que pretende desenvolver no comando da Casa de Leis.

EVOLUÇÃO - O senhor é bombeiro aposentado, certo? Daí que vem o seu apelido, provavelmente...

OSMAR BOMBEIRO - É. Isso vem do passado. Quando eu jogava nos campinhos de futebol por aí diziam: "Olha o Osmar Bombeiro". Isso foi pegando e ficou o apelido.

 

EVOLUÇÃO - Você começou na profissão de bombeiro aqui mesmo, em Rio Negrinho?

OSMAR BOMBEIRO - Não - foi em Florianópolis. Em 1985 eu entrei no concurso. Não tinha Corpo de Bombeiros aqui e havia recém sido formado em São Bento, em 1984. Vim do Exército e fui a Florianópolis prestar concurso - passei e fiquei seis meses lá, quando pedi para vir para São Bento, onde trabalhei de 1986 e 1991. Em 1991, com a inauguração do Corpo de Bombeiros em Rio Negrinho, vim para cá, onde me aposentei.

 

EVOLUÇÃO - Até então não fazia parte da vida política?

OSMAR BOMBEIRO - Sempre gostei da vida política, que já vem dos meus parentes. Começou com meu tio-avô, o senhor Alvino Anton. Tinha integrante da família Tureck casado com a irmã do meu falecido avô. Todos eles fizeram parte da política. O falecido Genésio (Tureck, ex-prefeito de São Bento) é parente. Eu nunca tinha ido para a política por ser militar - que não podia ser partidário.

 

EVOLUÇÃO - Quando tomou a decisão de entrar em um partido político?

OSMAR BOMBEIRO - Foi em 2004 - na época houve uma mudança na lei, que permitiu concorrer. Meus amigos começaram: "Ôh, Osmar, vai para a política!". Daí me candidatei a vereador. Faltaram trinta e oito votos para eu me eleger. "Andou ali". Acabei me aposentando em 2007 e, em março do mesmo ano, assumi como chefe de Gabinete (do então prefeito Alcides Groskopf) da prefeitura. Um ano depois me afastei para concorrer a vereador novamente - e obtive a votação suficiente, como o terceiro mais votado, com seiscentos e noventa e oito votos.

 

Clique para ampliar
"Todos os vereadores trabalham com a responsabilidade de buscar o que há de melhor para Rio Negrinho. Cada um tem sua opinião, mas assim discutimos e verificamos o que determinado projeto pode trazer de qualidade para os rio-negrinhenses" (Foto Elvis Lozeiko/Evolução)
 

 

EVOLUÇÃO - Esperava essa votação?

OSMAR BOMBEIRO - Corri para fazer votação, mas na hora fiquei surpreso. Tenho que agradecer ao povo pela votação que eu peguei. Ou seja, praticamente setecentas pessoas acreditaram no meu trabalho. Hoje estamos aí, tentando dar um respaldo para a comunidade que acreditou. 

 

EVOLUÇÃO - Em 2009 e 2010, o senhor atuou na própria vereança. Agora, em 2011, assumiu a presidência da Câmara.

OSMAR BOMBEIRO - No primeiro ano atuei normalmente. No segundo ano assumi como primeiro secretário, mas me afastei por seis meses, pois sofri um transplante. Voltei, assumi como primeiro secretário novamente e agora, neste ano, pleiteei a presidência juntamente com o vereador "Piska" (Arlindo André da Cruz/DEM). Somos nove vereadores - obtive cinco votos favoráveis. Hoje, porém, estamos fazendo um trabalho à comunidade com todos os vereadores. O próprio "Piska" é nosso companheiro. Os que não votaram em mim também são parceiros e estão juntos conosco.

 

EVOLUÇÃO - É uma responsabilidade muito grande ser presidente da Câmara de Rio Negrinho, que é um dos municípios mais importantes da região?

OSMAR BOMBEIRO - É uma responsabilidade. Temos esse compromisso. Tenho em mente que a nossa Câmara de Vereadores ficou um tanto afastada da comunidade nos últimos tempos. A comunidade também não vem participar muito das sessões. O nosso objetivo, juntamente com o meu vice-presidente Denilson (da Cruz/PMDB), é fazer um trabalho conjunto. Já fomos visitar a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), a Acirne (Associação Empresarial de São Bento do Sul), o hospital, etc. A intenção é passar por várias entidades, ainda. Também queremos adotar o Parlamento Mirim. Outro projeto é o "Câmara Comunidade" - vamos fazer atividades parecidas com as da Ação Global.

EVOLUÇÃO - O senhor hoje é do PSB e faz parte da base de apoio ao governo, certo?

OSMAR BOMBEIRO - Certo. O PSB, hoje, apoia as decisões do prefeito (Osni Schroeder). Em tudo que o prefeito fizer - e que seja bom para a cidade -, o PSB estará junto.

 

EVOLUÇÃO - Mas sem voto cego?

OSMAR BOMBEIRO - Não, não... É um voto consciente. É como foi dito: ser presidente é uma grande responsabilidade, mas para ser vereador na hora da votação também precisamos ter responsabilidade.

 

EVOLUÇÃO - Como está a relação com os seus pares na Câmara de Vereadores?

OSMAR BOMBEIRO - Somos em vários partidos. Tem o PMDB, o PSB, o DEM, o PSDB... Todos os vereadores trabalham com a responsabilidade de buscar o que há de melhor para Rio Negrinho. Cada um tem sua opinião, mas assim discutimos e verificamos o que determinado projeto pode trazer de qualidade para os rio-negrinhenses.

 

EVOLUÇÃO - Dependendo dos projetos, as discussões ficam mais acirradas...

OSMAR BOMBEIRO - O bem maior é a comunidade, o povo rio-negrinhense.

 

EVOLUÇÃO - De onde veio a iniciativa de fazer uma homenagem por conta do Dia do Repórter?

OSMAR BOMBEIRO - Essa ideia, a bem da verdade, partiu do Denilson. Ele chegou e disse: "O que estamos esperando? É Dia do Repórter. Vamos fazer uma homenagem a eles". Eu falei: "Fechado! Vamos fazer. Vamos chamar o nosso assessor de Imprensa (Erico Nargoski) aqui para vermos os detalhes". Os próprios vereadores estão ajudando também.

 

EVOLUÇÃO - Então ok, presidente. Algo mais?

OSMAR BOMBEIRO - Quero dizer que as portas da Câmara estão abertas para quem quiser dialogar conosco - ou mesmo para que sejam feitas críticas para melhorarmos nossos trabalhos.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA