Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Joinville Matsuri 2024 apresenta programação com atrações da cultura japonesa

Terça, 16 de abril de 2024

 
Entre os destaques do evento estão nomes consagrados da música, dança, taikô (tambores japoneses), workshops culturais de Bonsai, Ikebana, Oshibana, Origami, Mangá, Furoshiki e Pixel Art, desfile e concurso Cosplay, exposição comercial e autêntica gastronomia japonesa
 
De 3 a 5 de maio (sexta-feira a domingo), no Expocentro Edmundo Doubrawa, o Joinville Matsuri 2024 vai levar o público a uma completa imersão na cultura japonesa. 
 
A programação do Joinville Matsuri 2024 foi apresentada em evento realizado no dia 12 de abril (sexta-feira), no Teatro do Coree International School, e teve a presença de autoridades municipais, lideranças de entidades setoriais, membros da comunidade japonesa de Joinville e Santa Catarina, imprensa e convidados. 
 
A abertura do evento foi marcada pela apresentação do grupo Shyudaiko, de Joinville, com os tradicionais tambores japoneses. Em outro momento especial, convidados participaram do Musicarium Experience, atividade na qual os convidados podem sentir a emoção e vibração da música, ao dividirem o palco com os jovens músicos da Camerata de Cordas do Musicarium Academia Filarmônica Brasileira. 
 
Como convidada especial, o lançamento do Joinville Matsuri 2024 recebeu a cineasta Tizuka Yamasaki que homenageou o público com a exibição do seu documentário "Tomie", que conta a história da “dama da arte plástica brasileira”, Tomie Ohtake.
 
Para Tizuka Yamasaki, o Joinville Matsuri é uma forma de revelar características da cultura japonesa que ainda não são tão conhecidas do público. “A comunidade japonesa tem dança, tem o seu jeito de ser, tem canto, cosplay, desenho animado, filmes. E também é uma forma de todos perceberem que nós, descendentes de japoneses, estamos agradecidos de termos nascido no Brasil, mas carregamos na nossa história uma cultura milenar e temos muito orgulho dela”. 
 
O reconhecimento ao acolhimento que o Brasil ofereceu aos imigrantes japoneses é reiterado pelo presidente da Federação das Associações Nikkeis de Santa Catarina (FANSC), Mario Sato. 
 
“O Joinville Matsuri tem dois propósitos: de gratidão, pois aprendi com meu pai que devo ser eternamente grato ao Brasil, ao solo brasileiro, a Santa Catarina, a Joinville, e a todos os lugares que receberam os imigrantes japoneses que se desenvolveram no nosso país; e de proporcionar, em três dias, uma imersão na cultura japonesa para trazer mais alegria, dança, arte, conhecimento e sabedoria para a comunidade da cidade”, declara Mario Sato. 
 
Já o presidente da Aliança Cultural Brasil Japão de Joinville (ACBJJ), Diego Taira, destaca o Joinville Matsuri como instrumento para atrair o público jovem para participar de atividades culturais e despertar o interesse das pessoas em conhecer mais sobre a cultura japonesa e a essência do seu povo. 
 
“O povo japonês se define por meio das suas vestes, da sua arquitetura e construções, da sua gastronomia, cultura e música, mas também pelo respeito e responsabilidade social, o pensamento coletivo antes do individual. Isso que vez o Japão sair devastado de uma guerra e em três décadas, se tornar a segunda economia do mundo. Um país de território pequeno, que influencia tantas pessoas”, afirma Diego. 
 
Imersão da cultura japonesa
 
O Joinville Matsuri 2024 será realizado de 3 a 5 de maio, no Expocentro Edmundo Doubrawa. 
 
Com programação intensa e diversificada, o Joinville Matsuri traz como atrações, shows musicais com artistas reconhecidos pela comunidade Nikkei, as autênticas delícias da gastronomia japonesa, desfile e concurso Cosplay, bazar com artigos e guloseimas orientais, apresentação de produtos e serviços, além de toda a riqueza da cultura japonesa.
 
“Além de assistir aos shows, o público poderá interagir nos workshops, comprar produtos exclusivos e saborear autênticos pratos da nossa gastronomia. O público que prestigiar o Matsuri, poderá viver a experiência de estar no Japão, sem sair de Joinville”, antecipa Takao Sato, CEO da Tasa Eventos, empresa organizadora do evento. 
 
Atrações para todos os públicos
 
O Joinville Matsuri 2024 terá início no dia 3 de maio (sexta-feira) e no primeiro dia de evento, a programação será das 17h às 22h. 
 
No sábado (4 de maio), o público poderá participar das atrações das 10h às 22h. E no domingo (5 de maio), o Joinville Matsuri 2024 acontece das 10h às 20h. 
 
O evento será realizado no Expocentro Edmundo Doubrawa (av. José Vieira, 315 – América) e o ingresso solidário será 1Kg de alimento não perecível. O estacionamento será gratuito. 
 
Durante os três dias de evento, o público vai se encantar, se divertir e ter a oportunidade de vivenciar diferentes atrações da cultura japonesa, apresentadas por artistas e profissionais consagrados em diversas áreas. 
 
Na parte musical, o Joinville Matsuri 2024 vai receber nomes consagrados da música japonesa como a cantora Karen Ito, das principais representantes da cultura japonesa no Brasil, por meio do estilo tradicional Enka; e o cantor Joe Hirata, campeão do maior concurso amador da canção japonesa, o NHK Nodojiman, onde disputou com mais de 80 mil candidatos, sendo o primeiro estrangeiro a vencer o programa na história do Japão.
 
Os ritmos marcantes também estarão presentes nas apresentações de Taikô, os tradicionais tambores japoneses, com grupos vindos do Paraná e Florianópolis. 
 
Para quem aprecia a dança, destaque para a apresentação de dança Tengu, com a bailarina Clarice Matsunaga, ex-aluna da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil; e momentos de interação com dança circular Bon Odori, considerada a alma dos festivais japoneses, onde todo o público é convidado a participar. 
 
Já os aficionados pela cultura pop japonesa, encontrarão no Joinville Matsuri 2024 diversão garantida com o desfile e concurso Cosplay, show musical de anime songs e painel Geek sobre Empreendedorismo no Mundo Cosplay, com Marcelo “Vingaard”. 
 
Os visitantes que desejarem aprimorar seus conhecimentos culturais, na prática, poderão participar dos workshops de mangá, oshibana, ikebana, bonsai, furoshiki e pixel art. 
 
E quem desejar levar para casa um souvenir genuinamente japonês, vai encontrar entre os 50 expositores comerciais diversidade de produtos que vão de balas japonesas a camisetas, livros e revistas. 
 
Para completar a programação, a gastronomia será um dos grandes destaques do Joinville Matsuri 2024, com pratos diferenciados e autênticos como o Okonomiyaki e o Takoyaki, geralmente presentes em grandes festivais, além de opções variadas como hambúrgueres, salgados e doces. 
 
Programação Artística Joinville Matsuri 2024
 
3/5 – Sexta-feira
20h00 Shyudaiko
20h30 Show musical: Serginho Tanigawa
 
4/5 – Sábado
12h30 - Shyudaiko
13h00 - Cerimônia de Abertura
13h30 - Grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko
14h00 - Show musical: Karen Ito
15h00 - Painel Geek: Empreendendo no Mundo do Cosplay com Marcelo “Vingaard”
15h45 - Show musical: Otaku’s Band
16h30 - Desfile e Concurso Cosplay
18h00 - Grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko
18h30 - Show musical: Serginho Tanigawa
19h00 - Bon Odori
20h00 - Shyudaiko
20h30 - Show musical: Joe Hirata
 
3/5 – Domingo
12h30 - Shyudaiko
13h00 - Show musical: Serginho Tanigawa
14h00 - Shimadaiko
14h30 - Show musical: Diogo Miyahara
15h30 - Dança: TENGU com Clarice Matsunaga
15h45 - Shyudaiko
16h00 - Desfile e Concurso Cosplay
17h30 - Show musical: Pamela Yuri
18h30 - Shimadaiko
19h00 - Bon Odori
 
A programação completa Joinville Matsuri 2024, com as datas e horários das atrações, está disponível no site do evento www.joinvillematsuri.com.br
 
Joinville Matsuri 2024
 
Os Matsuris são realizados em diversas regiões do Brasil, especialmente nos estados do Paraná e São Paulo, onde a comunidade Nikkei é mais representativa. O evento também é realizado em grandes capitais como Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Manaus e Rio de Janeiro. 
 
O Joinville Matsuri 2024 é realizado pela Aliança Cultural Brasil Japão de Joinville (ACBJJ) e Federação das Associações Nikkeis de Santa Catarina (FANSC), com organização da Tasa Eventos. O evento tem patrocínio da Honda Gabivel, Multiplike Gestora de Recursos, Unimed Joinville, Selbetti, Labore Saúde Ocupacional e Pro Corpo Fisio, Laboratório Gimenes e Satake, e apoio da Prefeitura de Joinville, Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB), Japan Foundation São Paulo, CDL Joinville e Associação Norte Catarinense de Bonsai (ANCB).


Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA