Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Desenvolvendo a variedade vocabular: dicas para enriquecer seu texto e evitar repetições

Terça, 16 de abril de 2024

Especialista da Redação Nota 1000 elabora um conjunto de orientações para auxiliar e aprimorar as habilidades de escrita de seus alunos, tornando seus textos mais dinâmicos e fluídos

 

Crédito: FreePik - É essencial o treino da escrita e da leitura para o desenvolvimento das habilidades linguísticas dos alunos.

 

Dados recentes do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) destacam que metade dos alunos no Brasil obtiveram nível 2 ou mais em leitura. Apesar de o dado mostrar uma melhora no desempenho dos estudantes em comparação com avaliações anteriores, o percentual ainda fica abaixo da média mundial (74%), apurada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Neste contexto, é essencial o treino da escrita e da leitura para o desenvolvimento das habilidades linguísticas dos alunos.  

 

Renata Ramisch, linguista da Redação Nota 1000, maior plataforma de prática e correção de redações do Brasil, traz orientações importantes sobre como evitar repetições de palavras e dicas para enriquecer o vocabulário e usá-lo como ferramenta para aprimorar a qualidade textual. 

De acordo com ela, evitar repetições em uma redação é essencial para manter a fluidez e o interesse do leitor. “Um texto repetitivo tende a se tornar monótono e desinteressante. A variedade no vocabulário não apenas o torna mais dinâmico, mas também amplia a capacidade de persuasão. Além disso, contribui para a precisão e clareza na comunicação das ideias, um aspecto fundamental em qualquer texto com função comunicativa”, afirma. 

 

Há estratégias que podem ser adotadas para evitar a repetição excessiva de palavras e expressões. A utilização de sinônimos e a reestruturação de frases são técnicas usadas. Porém, a revisão cuidadosa da redação é essencial. Neste processo, é possível identificar e corrigir as repetições, buscando alternativas diversificadas para a versão final do texto. 

 

Além do uso de sinônimos, explorar outras formas de variar o vocabulário é crucial, e a chave para isso acontecer é a leitura constante dos mais diversos tipos de textos, como os de jornais, quadrinhos, revistas, clássicos da literatura, além de dicionários de sinônimos, antônimos e conceitos. O emprego adequado de pronomes e referentes, bem como o uso de conceitos mais abrangentes, conhecidos como hiperônimos, também são estratégias para a melhoria do conteúdo. “No entanto, é fundamental não apenas aprender novas palavras, mas também compreender seu contexto de uso e praticar sua utilização”, destaca a linguista. 

 

Segundo Renata, na hora de escrever uma redação o primeiro passo é reconhecer quais são os conceitos-chave, que precisam aparecer mais de uma vez ao longo do conteúdo. Após essa etapa, a principal estratégia para evitar repetições é a revisão da primeira versão. Confira dicas da especialista:  

 

  • Direcionar o olhar para todas as palavras e expressões repetidas, assim como estruturas sintáticas recorrentes: O estudante pode destacar, assinalar ou sublinhar essas repetições. Isso permite visualizar quais conceitos-chave estão sendo reiterados e como estão distribuídos ao longo do texto, identificando quando essas repetições ocorrem em proximidade excessiva. 

 

  • Aplicar estratégias de correção das repetições encontradas no texto: Inicialmente, o estudante pode substituir palavras que se repetem por sinônimos ou termos mais abrangentes. Depois, pode ainda utilizar pronomes diversos, cuidando para que sejam incorporados ao conteúdo de maneira clara e adequada. A diversidade vocabular é particularmente valiosa nesse processo, sendo recomendado expandir o vocabulário antes de situações como a redação do Enem, que tem um peso representativo na nota final desta prova, porta de entrada para o ensino superior. Para reduzir a repetição de estruturas sintáticas, é útil reorganizar as frases e buscar formas de parafrasear, ou seja, expressar a mesma ideia de maneira diferente. 

 

  • Revisar a clareza dos referentes e do texto como um todo: Simplesmente substituir palavras pode ser arriscado, se não for feito de forma consciente e criteriosa. Após corrigir as repetições, é essencial fazer uma nova leitura do texto, agora assumindo o papel do leitor. Durante essa revisão, o estudante deve verificar se todos os pronomes deixam claro a que se referem, evitando ambiguidades ou confusões. Além disso, é importante verificar se os termos utilizados são apropriados para o gênero textual exigido na proposta de redação. Por fim, é essencial lembrar que o uso excessivo de termos complexos pode tornar o texto pretensioso e, se o aluno não compreender completamente seu significado e contexto de uso, pode levar a uma imprecisão vocabular. Assim, saber exatamente o que se está dizendo é crucial para que o texto seja claro e conciso.  

 

Redação Nota 1000: Em operação desde 2014, a Redação Nota 1000 é a maior plataforma de prática e correção de redações do Brasil. Primeira ferramenta a oferecer correção de redações online, a empresa já atendeu mais de 2 milhões de alunos e cerca de 3,5 mil escolas, entre renomadas instituições educacionais do país e já soma mais de 6,8 milhões de redações corrigidas. Atualmente, a ferramenta compõe o portfólio de marcas e soluções oferecidas pela Somos Educação. 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA