Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

6 livros nacionais para o amadurecimento emocional e intelectual das crianças

Segunda, 15 de abril de 2024

 

As histórias infantis são fundamentais não apenas para estimular a criatividade, senso crítico e dar autonomia aos pequenos, mas também, ajudam crianças a compreenderem a sociedade em que estão inseridas. Por exemplo, as obras que apresentam o poder da amizade ensinam a importância da empatia, lealdade e gentileza.

Já narrativas que exploram tristeza e melancolia, auxiliam no desenvolvimento social e emocional. Há também tramas que estimulam o imaginário dos pequenos leitores, principalmente aquelas que celebram a liberdade de expressão e autonomia na infância.

Pensando nisso, para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantilcomemorado em 18 de abril, separamos seis obras escritas e ilustradas por brasileiros, repletas de aprendizados e aventuras divertidas. Cada narrativa escolhida abaixo, ajudará a criançada nesta jornada pessoal de amadurecimento afetivo e intelectual. Confira:

Solução do peixe-boi

Uma história de superação e amizade! Nesta obra as escritoras Mari Bigio e Joana Lira, apresentam um peixe-boi que enfrenta um soluço que parece não ter fim. Sem perder a esperança, o animal conta com a ajuda dos amigos da floresta: garça, cobra-d'água, paca, jacaré, tainha, sapo e até um ratinho, que tentam encontrar um jeito de salvá-lo. Além disso, a obra ajuda a enriquecer o vocabulário com glossário de 21 novas palavras, que aparecem destacadas no texto.

(Onde encontrar: Amazon

As estações dentro de mim

Um presente comovente e afetuoso sobre o poder transformador da amizade! Em As estações dentro de mim, a autora Bianca Pozzi ensina os pequenos leitores a lidarem com a tristeza e a melancolia. Na trama, uma garota começa o seu dia se sentindo triste e sozinha até que encontra um cãozinho precisando de ajuda: de repente, sua vida ganha novos significados. Este livro infantil, a proporciona momentos de desenvolvimento social e emocional das crianças.

(Onde encontrarAmazon)

A lua caiu

Escrito e ilustrado por Irena Freitas, uma das autoras de destaque da literatura infantil contemporânea, A lua caiu é uma história sobre amizades improváveis, confiança, emoções e como lidar com a frustração de forma divertida. Nesta obra, as crianças acompanham a saga de uma menina tão pequena quanto a perna da Dona Aranha. Todas as noites ela trabalha em sua horta, mas, certo dia, a lua cai e destrói tudo que a garota havia cultivado. Agora ela terá que lidar com contratempos e aprender o significado das amizades inesperadas.

(Onde encontrar: Amazon)

Feira feroz

Em uma parceria brilhante, os autores Adriana Fernandes e Daniel Kondo convidam os pequenos leitores a estimularem a criatividade por meio de uma brincadeira divertida em que precisam inventar palavras misturando bichos e vegetais. O que será vem em seguida? A partir disso, é só deixar a imaginação fluir. Os autores mostram como criar vocábulos diferentes e estimular a criança fazer suas próprias combinações pode ser enriquecedor para o crescimento pessoal.

(Onde encontrarAmazon

Ana e a semana

Nesta obra ambientada na Semana de Arte Moderna de 1922, a autora premiada Katia Canton conta a história da Ana, uma garota do passado, e João, um menino do presente, que se encontram por meio de uma foto e juntos exploram o legado do evento. Com ilustrações de Mariana Zanetti, a narrativa revisita os principais nomes e obras do movimento modernista brasileiro, estimulando o senso crítico dos pequenos.

(Onde encontrarAmazon

Gabi de bigode

Uma verdadeira celebração da liberdade de expressão na infância! Escrito por Tino Freitas e ilustrado por Bruno Nunes, este livro infantil acompanha Gabi, uma garota orgulhosa de seu bigode e que desafia estereótipos de gênero. Nesta trama, o autor incentiva as crianças a serem autênticas, respeitando suas próprias identidades e o espaço dos outros, por meio de uma narrativa divertida. Além disso, reforça a importância da autonomia desde cedo.

(Onde encontrarAmazon) 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA