Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Agentes comunitários intensificam combate à dengue em São Bento do Sul

Quarta, 28 de fevereiro de 2024

 

Nesta terça-feira (27), a Prefeitura de São Bento do Sul, por meio da Secretaria de Saúde e do Centro de Vigilância Epidemiológica, realizou uma mobilização de combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue. Mais de 100 agentes comunitários receberam treinamento para orientar a população sobre os riscos e como contribuir no enfrentamento à dengue no município.

 

O prefeito Antonio Tomazini reforçou a importância da participação da comunidade no combate à dengue, ressaltando a necessidade de eliminar locais propícios à reprodução do mosquito. “Com a ajuda de toda a população conseguiremos vencer esta batalha”, disse Tomazini.

 

Medidas preventivas incluem evitar pratos nos vasos de plantas, guardar garrafas viradas para baixo, manter lixeiras tampadas, vedar tanques de água, evitar plantas que acumulam água, tratar a água da piscina, manter ralos fechados, limpar potes de animais, retirar água acumulada em lajes, limpar calhas e não acumular entulho.

 

O secretário de Saúde, Marcelo Marques, alertou sobre os riscos e reforçou a importância da prevenção. “A dengue é uma doença febril infecciosa transmitida pelo Aedes Aegypti. Além da dengue, o mesmo mosquito pode transmitir chikungunya, zika vírus e febre amarela, sendo esta última pode ser prevenida por meio de vacinação”, destacou.

 

O chefe de Controle de Vetores e Entomologia, Sandro de Jesus Plazido, destacou a importância do encontro para disseminar informações. “Com o apoio dos agentes comunitários conseguiremos levar estas informações em todas as residências de nosso município, alertando sobre os riscos e cuidados que devemos tomar com a proliferação desse mosquito transmissor”, explicou.

 

São Bento do Sul registra até agora sete casos importados de dengue, 65 exames realizados e 34 focos, sendo o último identificado no bairro Dona Francisca. Além destes cuidados a população pode denunciar possíveis criadouros do Aedes aegypti pela ouvidoria da Prefeitura, através do número 3631-6004 (WhatsApp) e pelo e-mail ouvidoria@saobentodosul.sc.gov.br.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA