Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Dia Mundial do Câncer: Brasil estima 704 mil novos casos por ano até 2025

Domingo, 04 de fevereiro de 2024

 

Especialista do CEJAM fala sobre o tema, além de dar dicas de prevenção à doença

O câncer ainda é uma realidade desafiadora que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. No Dia Mundial do Câncer (04), é fundamental refletir sobre o tema, que, infelizmente, ainda persiste como uma das maiores ameaças à saúde global.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa para o triênio de 2023 a 2025 no Brasil aponta para 704 mil novos casos da doença a cada ano, um alerta preocupante. Em São Paulo, apenas no estado, a projeção é de 181 mil novos casos por ano no mesmo período, podendo alcançar 540 mil diagnósticos até 2025.

“Sem dúvida, o câncer é um problema de saúde pública mundial. É uma doença de alta prevalência, altos índices de mortalidade, com curvas ascendentes de incidência e que afeta todos os países do mundo”, afirma o Dr. Vinícius Miranda Borges, cirurgião oncológico e coordenador do serviço de cirurgia oncológica do Hospital Estadual de Franco da Rocha, gerenciado pelo CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Apesar de ainda ficar atrás das doenças cardiovasculares, o câncer figura entre as principais causas de morte em diferentes populações. O médico explica que, em geral, os cânceres de pele não melanoma, próstata, útero e mama são os mais comuns no país.

Ao considerar fatores como gênero e idade, observa-se que, entre os homens, o câncer de próstata é mais evidente após os 50 anos, enquanto, entre as mulheres, os diagnósticos mais frequentes são de câncer de mama, ocorrendo entre os 40 e 50 anos, e de colo de útero, entre os 30 e 40 anos.

Em específico para esses casos, é crucial manter a realização de exames preventivos, como o Antígeno Específico da Próstata (PSA), citologia do colo do útero, mamografia e colonoscopia, a fim de alcançar um diagnóstico precoce.

“De modo geral, os diagnósticos ocorrem principalmente através de exames como a ressonância nuclear magnética. O tratamento desses pacientes envolve tecnologias avançadas, como cirurgia videolaparoscópica e radioterapia, proporcionando abordagens eficazes para aqueles que buscam assistência gratuita pelo SUS”, enfatiza Dr. Vinícius. 

O especialista salienta que, na área da oncologia, a detecção precoce desempenha um papel crucial. Embora a prevenção seja benéfica, ainda não é capaz de evitar todos os tipos de câncer. Entretanto, evidencia que há medidas que, se adotadas, reduzem significativamente as chances de desenvolvimento da doença.

“Praticar regularmente atividade física, adotar uma dieta equilibrada com baixo consumo de alimentos ultraprocessados e embutidos, limitar o consumo de bebidas alcoólicas e evitar o tabagismo são medidas eficazes na redução das chances de desenvolver um câncer”, declara.

Além disso, diante de qualquer sinal de alerta, recomenda-se procurar imediatamente a unidade de saúde pública mais próxima, a fim de receber acompanhamento médico e orientações pertinentes para a realização de exames preventivos. A detecção precoce é um aliado crucial na batalha contra o câncer.

 

Sobre o CEJAM   

O CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos. Fundada em 1991, a Instituição atua em parceria com prefeituras locais, nas regiões onde atua, ou com o Governo do Estado, no gerenciamento de serviços e programas de saúde nos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Mogi das Cruzes, Itu, Osasco, Campinas, Carapicuíba, Franco da Rocha, Guarulhos, Santos, São Roque, Francisco Morato, Ferraz de Vasconcelos, Pariquera-Açu e Itapevi.    

Com a missão de ser instrumento transformador da vida das pessoas por meio de ações de promoção, prevenção e assistência à saúde, o CEJAM é considerado uma Instituição de excelência no apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS). O seu nome é uma homenagem ao Dr. João Amorim, médico obstetra e um dos fundadores da Instituição.

No ano de 2024, a organização lança a campanha "365 Novos Dias de Cuidado, Amor e Esperança: Transformando Vidas e Construindo um Futuro Sustentável", reforçando seu compromisso com o bem-estar social, a preservação do meio ambiente e os princípios de ESG (Ambiental, Social e Governança).

Siga o CEJAM nas redes sociais (@cejamoficial) e acompanhe os conteúdos divulgados no site da instituição.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA