Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

CÂMARA HOMENAGEIA EX-VEREADOR EDIMAR GERALDO SALOMON

Segunda, 11 de dezembro de 2023


 

 

  Dono de sete mandatos Edi é reconhecido por seus sucessores

São Bento do Sul, - Na noite desta segunda-feira (11/12) durante a 62ª Sessão Ordinária, aconteceu a entrega de Moção de Aplausos ao ex-vereador, senhor Edimar Geraldo Salomon – Edi, devido a sua história pública voltada aos bons préstimos a nossa cidade, de proposição do vereador Paulo Zwiefka.

                 Vereador Paulo Zwiefka. propositor da Moção para Edimar

 

 

Histórico: 

O Sr. Edimar Geraldo Salomon popularmente conhecido como Edi, tem um histórico louvável de vida Pública, sendo a pessoa que mais vezes foi eleita como vereador, além de por inúmeras vezes assumir cargos importantíssimos dentro da Prefeitura de nossa cidade, auxiliando os diversos Prefeitos na administração de São Bento de Sul, sempre da melhor forma possível. Entregando sempre a sua experiência e seu conhecimento, nas funções que lê eram confiadas; tudo isso podemos conferir no breve histórico que segue.

 

               Edimar Geraldo Salomon, que desde seus 9 anos de idade ajudava seus pais nos trabalhos de casa e da roça, onde todos os dias realizava a tarefa de ordenha de vacas, para venda do leite, já com 12 anos de idade foi ser vendedor de pão nas madrugadas frias de São Bento do Sul, e nos finais de semana realizava o trabalho de armar palitos de bolão nas canchas do Salão Beckert e no Clube dos Atiradores, uma vez que não existia nada mecanizado. Aos 14 anos de idade foi trabalhar como entregador de compras no comércio do senhor Ewaldo Buschle, aos 15 foi trabalhar na casa das camisas onde aprendeu o ofício de talhador, costureiro e vendedor. Aos 17 anos foi convidado pelo grande artista, pintor e letrista Pedro Santos a trabalhar com ele e com o Senhor Heinz Zulauf, onde foi aprender a arte de pintar, desenhar e ser letrista; onde também aprendeu a fazer serviços topográficos.

               Mais tarde, na administração do Prefeito Otair Becker, o amigo Edi foi um dos responsáveis a elaborar a primeira planta cadastral (mapa cartográfico) do nosso município, tendo sido o responsável pelo levantamento e elaboração de todo serviço altimétrico, (serviço voltado a determinar com o máximo de exatidão o nível de declividade do terreno).

        Ainda menino, Edi iniciou no esporte através do time de futebol, o América Futebol Clube e com 16 anos de idade passou a integrar a equipe principal de futebol da Sociedade Desportiva Bandeirantes, nessa equipe sagrou-se campeão invicto do torneio “Rio Negrinho - São Bento”, no ano de 1967 e nos anos seguintes, foi bicampeão da Liga Corupaense de Desportos (LCD), que organizava os campeonatos regionais no Planalto Norte Catarinense. Edi também foi convidado, nos anos 60/70, para jogar pela equipe do Pery Ferroviário, da cidade de Mafra.

               Anos após tornou-se árbitro de futebol de campo e de futebol de salão. Sua atuação chamou atenção da arbitragem estadual e foi convidado para apitar os Jogos Abertos de Santa Catarina, e a grande final do Campeonato Catarinense do Sesi, que aconteceu na cidade de Brusque, na final entre as cidades de Florianópolis e Blumenau. Mais tarde, foi ser o encarregado pela área de esportes no Sesi.

               Edi que recebeu a condecoração e título de “Amigo do Exército Brasileiro”.

               Edi Teve uma vida de trabalho marcada no serviço público, iniciou na área de topografia, passou para fiscal de obras e ainda no governo do Prefeito Osvaldo Zipperer foi convidado para ser o Secretário Municipal de Estradas de Rodagem. No centenário de nossa querida cidade, São Bento do Sul sediou os Jogos Abertos de Santa Catarina, e por sua vasta experiência na área de esportes, Edi foi convidado a ser o diretor do departamento de futebol de salão daqueles jogos.

        Na administração do Prefeito Odenir Osni Weiss, foi Secretário Municipal de Obras e Estrada de Rodagem e na administração do Prefeito Frank Bollmann foi Secretário Municipal de Estradas de Rodagem e Diretor, no mesmo departamento. Já na administração do Prefeito Silvio Dreveck, foi convidado para ser durante os dois mandatos Diretor de Obras e Estradas de Rodagem. Já na administração dos dois governos do Prefeito Magno Bollmann foi Secretário Municipal de Governo e Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

        Edi Salomon foi vereador por 7 mandatos na Câmara de Vereadores, tendo assumido a Presidência desta Casa por 3 vezes, onde em uma oportunidade comandou o Município atuando como Prefeito em exercício. Também foi Vice-Presidente da Primeira Constituinte, que em 05 de abril de 1990 promulgou a Lei Orgânica do Município de São Bento do Sul.

               Edi é o autor de diversas Leis municipais que denominam nossas vias, escolas e bens públicos em várias localidades da nossa cidade. Nos seus mandatos sempre atuou de forma fiscalizadora, transparente e em defesa dos consumidores, criando leis como: 

        Transmissão ao vivo das licitações nos órgãos da Administração e as compras governamentais;

         Prioridade no atendimento as Micro empresas;

               A proibição do corte da conta de água e esgoto do cidadão que tenha conta em atraso;

         A instalação de bloqueador de ar nos relógios medidores de água das casas;

         A preservação do patrimônio histórico e cultural são-bentense, como o resgate histórico quanto aos primeiros nomes de ruas;

         O Programa Porteira Aberta;

         A possibilidade de impressão do carnê de IPTU junto ao site da Prefeitura;

         Sobre o padrão de edificação junto a zona histórica da cidade; a participação popular junto as reuniões da Câmara de Vereadores;

         Criou o minuto da criança e do adolescente e o momento bíblico nas reuniões da Câmara;

         O Prontuário Eletrônico junto aos postos de saúde e ambulatórios municipais;

               O respeito a fila de espera para a conquista da casa popular nos programas habitacionais do município;

         A colocação de placa em obras públicas informando os motivos da paralisação da obra;

               As regras para distribuição de Royalties referente aos bens oferecidos em concessão no município;

               Uma grande articulação junto a Empresa de Correios e Telégrafos conseguiu implantar em São Bento do Sul o programa de CEP por ruas da cidade;

               Sugeriu a concessão dos títulos de cidadãos São-bentenses e honrarias a personalidades que marcaram trajetória na cidade, como o médico pediatra Dr. Júlio Tedy Miranda, o maestro Pedro Machado de Bitencourt, o Desembargador São-bentense Ricardo Roesler, os juízes Edson de Oliveira, Luis Paulo Dal Pont Lodetti e Romano José Einzweiler.

         Nos governos do Prefeito Osvaldo Zipperer e Odenir Osni Weiss, teve participação ativa na realização das obras da “Transgrilo” (Avenida dos Imigrantes), ligando a rua Augusto Wunderwaldt com a Rodovia Estadual SC-280. Realizaram a retificação e pavimentação da rua Augusto Wunderwald, Estrada das Neves, Antônio Kaesemodel, desde seu início até o trevo de Oxford.

         Ainda no governo do Prefeito Odenir Osni Weiss, o amigo Edi Salomon participou ativamente na abertura da Avenida São Bento e ligações com a rua Antônio Kaesemodel, além da ligação da rua Guilherme Bollmann com a rua Luiz Bollmann; a abertura da rua de ligação entre a Estrada Schramm com a rua Estevão Buschle; a retificação e alargamento de todo o trecho da Estrada Rio Antinha; a retificação e alargamento de todo o trecho que liga o Bairro Rio Vermelho ao Rio Natal.

        Com a mão de obra dos servidores da Prefeitura Municipal de São Bento do Sul, Edi em parceria com o Governo do Estado do Paraná construir a ponte na divisa entre São Bento do Sul e o vizinho Município do Piên. Outro fato histórico e marcante para nossa cidade, foi sua participação na equipe técnica que elaborou o primeiro Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado do município de São Bento do Sul.

               Não poderíamos deixar de lembrar que por mais de 30 anos o São-bentense Edimar Geraldo Salomon tem uma coluna semanal, que iniciou lá no antigo Jornal Tribuna, depois Jornal Informação, anos mais tarde passou para o Jornal Evolução e hoje nos finais de semana temos a grata satisfação de acompanha-lo no Jornal A Gazeta, coluna essa que é conhecida como “Recordar é Viver”.

        Neste sentido por reconhecer toda essa linda trajetória de vida dedicada ao próximo e a nossa querida São Bento do Sul é que homenageamos esse São-bentense que já deixou seu nome marcado na história.

         Ao Sr. Edimar Geraldo Salomon, o nosso muito obrigado!

 

                                                            Edi entre os os déz vereadores por quem foi homenageado

                                                                           Edi no seu agradecimento bastante emocionado

 

O agradecimento de Edimar

Com a voz embargada pela emoção e em agradecimento pela homeangem, Edi, assim se ponunciou

Senhora Presidente,

Senhoras e Senhores Vereadores,

O olhar atencioso de cada um dos Senhores e das Senhoras nos

dá a intensidade a esse momento, sinto-me muito feliz em estar aqui, a

emoção me toma conta e hoje sem dúvida é um dia muito especial, eu

que estive ausente do cotidiano da nossa cidade por 10 (dez) meses,

isso jamais tinha acontecido comigo em toda minha vida.

Nesses dez meses mais difíceis de minha vida, encontrei em

Deus, na família e nos amigos a grande receita para a felicidade: ''Amai

o próximo como a si mesmo''.

Nada mais gratificante na vida de um homem do que o

reconhecimento. Não pela vaidade de ser reconhecido, mas pela

afirmação coletiva de que nossos atos tiveram aprovação majoritária

em meio a esta imensidão que é a diversidade humana.

A atitude de reconhecer e homenagear, portanto, é uma atitude

de desprendimento e profunda demonstração de consideração e afeto.

Esta atitude aumenta minha cumplicidade com esta Casa e com o

Vereador Paulo Zwiefka pela iniciativa desta Moção.

O neurologista e psiquiatra austríaco Sigmund Freud disse,

certa vez, que: “Um dia, quando olhares para trás, verás que os dias

mais belos foram aqueles em que lutaste”.

Nossa trajetória de vida tem se constituída na compreensão e

obrigação que temos de construir estradas que nos levem a um futuro

melhor, e a pavimentação dessas estradas é um compromisso que

cada um de nós deveria assumir com as futuras gerações e com

aqueles que mais necessitam.

Parabenizo o trabalho de todos os Senhores e Senhoras

Vereadoras dessa Legislatura quem tem dedicado suas vidas para

todos os nossos irmãos são-bentenses.

Me emociono por esta homenagem especialmente porque a

recebo em meu nome e por todos os meus amigos e familiares que

junto comigo construíram esta possibilidade.

A grande escola da minha vida foi a Câmara Municipal de São

Bento do Sul, foi aqui que aprendi a ouvir, dialogar, e sempre fiz o bom

combate, memórias que estão marcadas para sempre.

Afinal, como lembra o inquestionável líder Chico Xavier, Deus

nos dá o sol da manhã e o sopro da vida, mas o resto corre por nossa

conta.

Nas minhas colunas semanais que publico no jornal A Gazeta,

tento retratar os momentos vividos por muitos são-bentenses, tento

reconstruir um passado as vezes distante, mas que muitos ainda não

conheceram, sigo com esperança o que o grande escritor Eduardo

Galeano já dizia: “A primeira condição para modificar a realidade

consiste em conhecê-la.”

Agradeço, em 1º lugar a Deus, por tudo que tem me dado e me

abençoado, agradeço a minha família pelos momentos mais difíceis

sempre estiveram comigo, agradeço aos médicos de São Bento do Sul

e de Curitiba que com galhardia e profissionalismo nunca deixaram me

abater, agradeço aos meus amigos que sempre estiveram ao meu lado

para deixar um sopro de esperança e um sorriso de alegria, agradeço

aos funcionários desta Casa, muitos que merecidamente já se

aposentaram, mas que sempre me trataram com muito carinho e

respeito, agradeço especialmente Vossas Excelências Senhores e

Senhoras Vereadores, que através do amigo Vereador Paulo Zwiefka

prestam essa homenagem, obrigado pelo companheirismo e pela

oportunidade.

Senhoras e Senhores, os valores humanos mais preciosos,

figuram a capacidade de estender a mão, de auxiliar o próximo, de

amparar, de ensinar.

E como alguém já disse uma vez: “A imensidão de um oceano

pode ser assustadora, mas a beleza de um cardume unido, é de tirar o

fôlego!”

Vocês meus amigos, são de tirar o fôlego, nos enchem a alma de

entusiasmo, alegria e esperança.

O famoso indiano Mahatma Gandhi dizia que: “Não basta que

nossos ouvidos estejam satisfeitos, que nossos olhos estejam

satisfeitos, é preciso que os nossos corações sejam tocados e que as

nossas mãos e pés se movam.”

Muito obrigado!

 

Edi Salomon



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA