Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Dieta do DNA: Comer de acordo com o seu perfil genético ajuda a emagrecer?

Terça, 19 de dezembro de 2023

 

No estudo brasileiro analisa o uso de dados genéticos para a realização de dietas, confira

 

 

A genética tem sido cada vez mais explorada para diversos fins, seja para a saúde, beleza ou prevenção de doenças, os testes genéticos são importantes ferramentas de análise do DNA e de todos os seus impactos nas nossas vidas. No entanto, eles, agora, podem ser usados para muito mais que isso, como, por exemplo, para a realização de dietas.

 

As dietas podem ser usadas para emagrecer, para melhorar a nutrição, equilibrar o metabolismo, entre outros objetivos, mas para evitar que elas saiam do controle e se tornem superrestritivas, o que pode prejudicar a saúde, elas devem ser realizadas com o acompanhamento profissional e é aí que entram os testes genéticos.

 

Genética para dietas: O futuro da alimentação saudável?

Um estudo recente, publicado na revista científica “Contribuciones a Las Ciencias Sociales”, da plataforma sucupira, e realizado pela especialista em nutrologia Dra. Patrícia Rosany, em parceria com a pós-graduada em ciências da obesidade, Dra. Lorena Lemes, Pós PhD em neurociências e membro da Royal Society of Biology no Reino Unido, Dr. Fabiano de Abreu Agrela e o especialista em tratamentos com células tronco, Dr. Luiz Felipe Carvalho, analisou o uso de testes genéticos para dietas.

 

A nutrigenômica e a nutrigenética são campos complementares que exploram a interação entre dieta e genes, visando otimizar a saúde por meio da personalização da alimentação. Essas abordagens oferecem insights sobre a complexa relação entre nutrientes, variações genéticas e o funcionamento  do  organismo”, afirma o estudo.

 

Dieta do DNA

A dieta do DNA, também analisada no estudo, é feita com base na análise dos testes genéticos do indivíduo, ajudando a melhorar a absorção de nutrientes e reduzir o risco de doenças. A dieta é considerada mais personalizada pois leva em conta a  resposta de cada organismo a determinados nutrientes.

 

A  dieta  do  DNA  tem  como  base  a  análise  de  variantes  genéticas relacionadas  ao metabolismo   de   nutrientes,   saciedade,   processamento   de   gorduras   e   outros   fatores   que influenciam a nutrição. [...] Apesar de ser uma ciência emergente que requer mais pesquisas, sua aplicação prática será cada vez mais essencial no futuro”, destaca o estudo sobre a dieta do DNA.

 

 

 

--

Sobre Dr. Fabiano de Abreu Agrela

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues MRSB é Pós PhD em Neurociências eleito membro da Sigma Xi, membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos , membro da Royal Society of Biology no Reino Unido e da APA - American Philosophical Association também nos Estados Unidos. Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia e filosofia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. Membro das sociedades de alto QI Mensa, Intertel, ISPE High IQ Society, Triple Nine Society, ISI-Society, Numerical e  HELLIQ Society High IQ. Autor de mais de 220 artigos científicos e 17 livros.

 

--



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA