Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Medidas Socioeducativas são tema de palestra à estudantes

Sexta, 15 de março de 2019

 

Clique para ampliar
 

Conscientizar. Este é o objetivo do trabalho que vem sendo realizado pela equipe do Serviço de Medidas Socioeducativas do CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, que é uma das áreas da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Com o objetivo de conscientizar os jovens estudantes quanto as consequências que podem enfrentar no caso de praticarem algum ato infracional (crime ou contravenção penal) antes de completar 18 anos de idade, os profissionais Alex Sandro Schlepka - pedagogo social; Alice Cleciane de Farias - assistente social; e Marilu Breger - psicóloga, realizaram palestras na EEM Professor Roberto Grant para as turmas de 1º ao 3º ano, com alunos a partir dos 14 anos.

Foram abordadas as medidas socioeducativas de advertência; reparo ao dano; prestação de serviços à comunidade; liberdade Assistida; semi-liberdade e internação, que são medidas aplicadas pelo Juiz com finalidade pedagógica em indivíduos infanto-juvenis (adolescentes, ou seja, inimputáveis maiores de doze e menores de dezoito anos) que incidirem na prática de atos infracionais (crime ou contravenção penal).

Conforme a equipe, a conscientização é  melhor forma de contribuir para com os jovens esclarecendo que mesmo sendo menores de 18 anos, existe a responsabilização pela prática de ato infracional. Os termos são diferenciados quando trata-se de jovens entre 12 e 17 anos, mas aplica-se a apreensão de menor e a internação de adolescente dependendo do ato infracional praticado.

A palestra foi muito prática e um capítulo de destaque foi sobre o tema "envolvimento com o tráfico de drogas", onde a equipe tratou o tema como sendo "um caminho sem volta", referindo-se ao envolvimento com facções criminosas.

Sobre os atos infracionais mais graves ocorridos no município, de acordo com a equipe, destacam-se em primeiro lugar o tráfico de drogas, em segundo lugar o estupro, em terceiro lugar o roubo e em quarto lugar o furto.

Conforme Alex Sandro, as palestras são o melhor caminho para chegarmos aos jovens e realmente apresentar a situação de forma realista. “Nós temos que cumprir o nosso papel e contribuir com a sociedade, proporcionar aos nossos jovens que estes conscientizem-se dos riscos e das consequências de seus atos, e que principalmente, há sim a responsabilização legal pelos atos praticados”, disse.

A realização das palestras já vem ocorrendo desde o final do ano passado, quando ocorreram palestras na EEB Frederico Fendrich e no CRAS Oxford. No início deste mês foram realizadas palestras na própria EEM Professor Roberto Grant, e nesta quinta-feira foram quatro palestras realizadas. A intenção do grupo é prosseguir com o trabalho ao longo do ano.

 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA