Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

ESF São Rafael recebe visita especial de contadora de histórias

Cheia de livros e fantoches, Vanisse alegrou a espera dos pacientes na ala de pediatria

Quinta, 18 de outubro de 2018

 

Clique para ampliar
 Era uma vez uma sala de espera de pediatria do posto de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro São Rafael. Com uma mala recheada de livros, fantoches e personagens, a professora Vanisse Tureck de Oliveira chega para conquistar a atenção das crianças e até mesmo dos adultos. A iniciativa é realizada pela Prefeitura de Rio Negrinho, que trouxe mais alegria para os pacientes na semana anterior, em comemoração ao dia da criança. O projeto “Hora do Conto” vem sendo desenvolvido anualmente pela profissional nas áreas de educação e saúde com intuito de despertar a imaginação, interesse e amor pela leitura.

Por meio de uma mala, com bolsos de onde saem os principais personagens da história - como a do próprio livro “Menina bonita do laço de fita” da autora Ana Maria Machado -,  a professora relata que a ideia surgiu por acaso. “Meu desejo era encontrar uma forma de contar as histórias do meu jeito, que eu me sentisse fazendo o bem por onde fosse passar”, fala. “Eu precisava de algo para colocar os livros e os personagens e aí, como uma ação simples mesmo, coloquei cada um na mala”. Foi com esse passo que Vanisse está levando a literatura por onde passa e a experiência não é pouca: são 17 anos atuando na área de educação, sete com a contação de histórias nas unidades de ensino e dois anos nos postos de saúde.

O contato com a leitura desde criança, geralmente, é por meio das histórias apresentadas, oralmente, por professores e familiares. Essa prática é uma das formas mais benéficas para barrar índices negativos de leitura, segundo dados da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, de 2016, apenas 56% representam a taxa de leitores. Segundo Vanisse, é necessário fortalecer a leitura como forma de hábito. “Esse amor pela leitura só trará resultados positivos no futuro, a criança quando ouve histórias, consegue perceber as diferenças que mostram os personagens bons e maus, facilitando a compreensão de certos valores básicos da conduta humana ou do convívio social”, esclarece.

A professora ainda conta que para a visitação é feito todo um preparo pedagógico. “Antes de narrar a história deve-se abrir o espaço para uma boa conversa. Por exemplo, se escolho contar uma história tocando um violão, as crianças podem interromper dizendo que também tocam ou que conhecem alguém que tem o instrumento”, lembra. Ela ainda reforça que o espaço para as crianças falarem antes da narração é indispensável. Neste momento o “contador” conhece melhor as crianças e concede a oportunidade aos pequenos de falarem. Isto acalma e os prepara para a aventura.

A recepção positiva não foi apenas perceptível com as crianças, os familiares também acompanham os contos. “Várias vezes percebo a curiosidade dos adultos quando vou para algum lugar, principalmente nos postos de saúde, eles interagem e até trazem as crianças para fazer a carteirinha da biblioteca depois”, comemora ela, que atua na Biblioteca Pública Municipal Drº Helládio Olsen Veiga. Quando questionada sobre a importância de seu trabalho, Vanisse não pensa duas vezes. “Os livros têm um papel enorme na vida de uma pessoa e sempre serão uma importante forma de expressar os sentimentos e estimular o hábito da leitura e da alfabetização”.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA