Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Mutirão de Cirurgias de Catarata Norte/Nordeste se encerra hoje atendendo mais de 1000 pessoas



O Mutirão de Cirurgias Eletivas de Catarata Norte/Nordeste, evento integrante do Projeto VER, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), com recursos do Governo do Estado e do Governo Federal, se encerra hoje, 15, com a presença do secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, ou de seu representante.

Desde o dia 5 de maio, o mutirão, coordenado pela Gerência de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Mafra, realizou em torno de 1700 procedimentos, atendendo mais de 1000 pessoas de 17 municípios da região: Bela Vista do Toldo, Campo Alegre, Canoinhas, Corupá, Guaramirim, Irineópolis, Itaiópolis, Jaraguá do Sul, Mafra, Monte Castelo, Papanduva, Porto União, Rio Negrinho, São Bento do Sul, Schroeder e Três Barras.

Estavam aptos a realizar o procedimento os pacientes com a indicação cirúrgica incluídos na lista de seus municípios. As cirurgias foram realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo a  consulta pré-operatória, exames, cirurgia e colírios.

Para dirimir esta demanda reprimida, os municípios encaminharam a listagem de seus pacientes para a Regional de Saúde de Mafra, que realizou a distribuição nos dias programados, com uma média de 160 pacientes atendidos por dia, sem contar o primeiro retorno, que também aconteceu no período do mutirão. Os procedimentos foram realizados no centro cirúrgico do Hospital São Luiz de Campo Alegre.

O valor de cada cirurgia foi de R$ 771,60, conforme tabela do SUS, mais R$ 250,00 de prêmio estipulado pela Comissão Intergestora Bipartite. O valor foi custeado com fontes do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Estado da Saúde.

A catarata é uma doença com interferência no cristalino dos olhos, torna a visão opaca e turva. Pacientes geralmente veem as coisas de forma nublada, como se olhassem por uma janela embaçada, tornando difíceis as tarefas diárias como ler, dirigir ou interpretar as expressões faciais das pessoas. A evolução costuma ser lenta e pode afetar primeiro um dos olhos e mais tarde o outro.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA