Empreendimento que recebeu R$ 475 milhões de investimento tem localização geográfica estratégica
Região - O governador Leonel Pavan inaugurou nesta quarta-feira, o mais novo empreendimento do setor portuário do sul do Brasil: o Porto Itapoá. Trata-se de um terminal privativo de uso misto para a movimentação de contêineres, tendo como acionistas a Portinvest Participações (Grupo Battistella e LOGZ Logística Brasil S.A.) e a Aliança Navegação e Logística (Grupo Hamburg Süd). "Quero agradecer a família Battistella por acreditar em Santa Catarina e confiar no trabalho de nosso povo. Este será um dos principais portos do país e está equipado com a mais alta tecnologia", declarou Pavan. Inicialmente, o Porto Itapoá está preparado para movimentar 350 mil contêineres/ano.
Após o término das ampliações (Fase II), terá capacidade para 600 mil contêineres/ano ou 1 milhão de TEUs/ano. Com localização geográfica estratégica, com profundidade natural de 16 metros e águas calmas da Baía da Babitonga, o terminal é adequado para receber navios de grande porte (com capacidade para 9 mil TEUs) já na primeira fase, funcionando como um hub-port, um porto concentrador de cargas que possibilitará o atendimento tanto de transporte de longo curso como de cabotagem.
NAVIOS
O presidente do Conselho de Administração do Porto de Itapoá, Ildo Battistella, afirmou que o porto terá capacidade para receber navios com até 10 mil contêineres. "No mês de abril de 2011, o empreendimento receberá um navio, batizado de Santa Catarina, que terá capacidade de transportar até 7 mil contêineres", disse. Um dos marcos da fase final de instalação do porto foi a chegada, no início de novembro, dos dois navios da fabricante chinesa ZPMC, com o carregamento dos quinze equipamentos, a-companhada com grande expectativa pelos profissionais do Porto Itapoá e pela comunidade. A tecnologia empregada nesses equipamentos une o que há de mais moderno no segmento portuário, proporcionando performance, economia de energia elétrica, óleo diesel e diminuindo o impacto ambiental.
DESENVOLVIMENTO
O empreendimento está inserido em um cenário de desenvolvimento de Itapoá e região. No recém-realizado Censo 2010, Itapoá foi destaque como o município que apresentou o maior crescimento de domicílios ocupados do Brasil, empatado com outras duas cidades e superando em 40% as estimativas do IBGE. A cidade é campeã isolada em crescimento populacional no Norte de Santa Catarina, com aumento de 60,9% em uma década, enquanto toda a região teve um crescimento de 16,38%. "O nosso crescimento acontece porque o governo do Estado preserva um bom relacionamento com os empreendedores. Já repassei para o governador eleito um projeto para a melhoria da rodovia de acesso ao Porto de Itapoá", destacou Pavan.
Para o governador eleito Raimundo Colombo, "não há como pensar em desenvolvimento sem trabalho". "O que antes era apenas uma ideia, hoje é um porto moderno que ampliará as vantagens estratégicas de Santa Catarina, perante aos demais estados do país", enfatizou. Na ocasião, o ex-governador e senador eleito Luiz Henrique da Silveira destacou que o governo do Estado, em 2003, "priorizou o empreendimento". O investimento total chega a R$ 475 milhões.