São Bento - O projeto Econsciência ganhou destaque na revista referente ao balanço social da Epagri em 2010. Desenvolvido pela Prefeitura, em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, através da Secretaria de Educação, o programa atende todas as unidades de ensino do Município.
O balanço, apresentado em dezembro de 2011, tem por objetivo prestar contas à sociedade dos recursos investidos e mostrar os impactos econômicos, sociais e ambientais das ações realizadas. O resultado em 2010, conforme relatório documentado, foi de R$ 635 milhões para a sociedade catarinense, representando um retorno social de R$ 2,83 para cada real investido na Epagri.
Na revista são detalhadas as mais diversas ações desenvolvidas pelo Estado. No total foram atendidas 112.110 famílias e 2110 entidades. São Bento do Sul com o projeto Econsciência trabalhou em parceria com a Epagri em ações que teve como objetivo sensibilizar a população escolar para a importância da preservação, da recuperação e do manejo ambiental para a melhoria da qualidade de vida.
O programa engloba diversas atividades e desde então foram realizadas atividades como o cultivo de hortas escolares para enriquecimento da merenda, valorização da mata nativa, produção de espécies de plantas medicinais, técnicas de compostagem, práticas de saneamento básico e reciclagem de lixo.
Prêmio Estadual em 2011
Em dezembro de 2011 a Escola Dalmir Pedro Cubas recebeu o Prêmio Epagri Escola Ecologia – Márcia Mortari. Na unidade foram desenvolvidas ações através do projeto Econsciência envolvendo várias disciplinas e possibilitando que todos os alunos participassem.
Desde sua implantação, em 2009, o programa Econsciência já foi apresentado para demais municípios com interesse no trabalho desenvolvido. “O projeto envolve todos os alunos da Rede Municipal e visa estimular a melhoria na qualidade de vida da sociedade”, argumenta a secretária de Educação Salete Bayerl Spitzner. “O sucesso do programa é devido a grande parceria da Epagri e a forma como os professores e alunos o abraçaram”, acrescenta.
Devido sua importância e por sugestão dos professores, o programa já foi incluso nas Diretrizes Escolares. “O Econsciência já faz parte da rotina escolar”, completa Salete.