Professora Jacqueline Caramori, vice-presidente do Conselho de Curso de Medicina da FMB, frisou, durante saudação inicial, aos estudantes que essa é mais uma das etapas importantes não só para a formação profissional, mas como cidadãos e pessoas. “Todos realizaram um vestibular competititvo e já estão diante de outras disputas como o mercado profissional e a própria prova de residência médica. Como educadores, temos que manter a formação de médicos generalistas para que sempre possam atender o paciente, em qualquer situação”, frisou.
A professora disse que esse é um momento importante para a própria instituição ao citar o processo de Reforma Curricular do curso de graduação em Medicina, em andamento, segundo ela, com propostas que visam fortalecer a relação médico/paciente e a qualidade de vida do estudante.
Já o vice-diretor da FMB, prof. José Carlos Peraçoli, afirmou que a instituição, em seus quase 50 anos de história, sempre primou pela inovação e excelência na qualificação de seus futuros médicos. “Esse é um curso que, desde seu princípio, foi pensado de forma inovadora na formação do médico. Mesmo com pressões externas, sempre foi mantido esse foco pela Faculdade de Medicina”, declarou.
Também na recepção, o Núcleo de Apoio Pedagógico da FMB, representado pela professora Vera Borges, mostrou a importância da avaliação institucional que os alunos voltarão a realizar em 2012, através do preenchimento periódico de um questionário. A coordenadora do setor enfatiza que, com a colaboração acadêmica, é importante qualificar práticas, estruturas e recursos voltados ao ensino.
“Vocês, como veteranos, têm um papel importante nesse processo por já conhecerem todas as etapas do ensino médico”, ressaltou profª Vera ao afirmar que os dados obtidos darão subsídios para atualização dos planos de ensino e fomento da reflexão sobre pontos fortes e fracos nos estágios, módulos e disciplinas oferecidas.
Assim como no quinto ano de graduação, os alunos passarão os próximos meses em contato direto com vivências e rotinas de assistência ao paciente, conforme preconiza o sistema de internato. As atividades ocorrem em palcos de ensino, pesquisa e assistência, como o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), Hospital Estadual Bauru (HEB), Centro Saúde Escola (CSE)- em Botucatu-, além de outras unidades de saúde onde a FMB mantém convênio e parcerias.