Joinville - Vinte anos de carreira não é para qualquer um, principalmente para quem sobrevive da música de forma independente. E a missão da dupla Gauchinho e Gauchão é mostrar, que, apesar do trabalho árduo, gravar um CD que simboliza a marca de duas décadas registradas no palco é um dos maiores prêmios que um artista pode receber.
O ano de 2010 foi generoso com os músicos. Em janeiro, a dupla lançou "Gauchinho & Gauchão Samba e Choro", e logo após veio um trabalho em conjunto com alunos de choro de São Francisco do Sul, o "Por Amor a São Francisco", e a retrospectiva que chega ao público no final do ano. As três gravações são resultado de um trabalho intenso de criação e execução que teve gás depois de 2007.
A maioria das canções são de autoria da dupla, como a instrumental "Manhã de Primavera em Copenhague", em homenagem a cidade que acolheu os músicos na Dinamarca, em 1998. Mas também há releituras de canções populares como "Ave Maria".
As participações especiais do disco são mais que representativas. Os dois filhos de Gauchinho, Cristian e Flávia, contribuem com som e voz em algumas das faixas. O empresário de São Francisco do Sul Beto Caroço, um dos apoiadores do projeto, também dá uma palhinha. O destaque especial fica com o interpretação do sambista carioca Reinaldo de uma das faixas compostas por Gauchão.
O trabalho independente foi gravado em Joinville, masterizado em Blumenau e prensado em Manaus.
— Procuramos fazer um trabalho de qualidade —, afirma Ênio.
"Gauchinho e Gauchão - Perfil 20 Anos" ainda não tem um lançamento oficial previsto, mas quem quiser ouvir um pouco do trabalho pode se juntar à massa de admiradores do samba que se reúnem todos os sábados no Mercado Público de Joinville, onde, inclusive, o CD está à venda por R$ 20. Também é possível comprá-lo no Hotel Zibamba, em São Francisco do Sul.