Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Celesc alerta consumidores para uso correto do ar-condicionado

Terça, 27 de dezembro de 2011



Florianópolis  - O aumento do poder aquisitivo da população, que passou a adquirir um número bem maior de aparelhos condicionadores de ar, fez surgir um problema para as instalações elétricas. "O calor intenso dos últimos dias, com um número expressivo de equipamentos de climatização em funcionamento, tem provocado um aumento expressivo na demanda dos circuitos de média e baixa tensão da Celesc em todo o Estado. Por isso, estamos orientando os consumidores para o uso racional dos equipamentos de ar condicionado”, explica o diretor técnico da Celesc Distribuição, Cleverson Siewert. De acordo com a área técnica da empresa, de forma geral, a temperatura de conforto média é de 24ºC, mas a regulagem da temperatura deve estar de acordo com a condição de conforto dos ocupantes do ambiente climatizado, que muda em função de gênero, idade, vestimentas.

Em ambientes grandes ou com grande concentração de pessoas, a Celesc recomenda o ajuste da temperatura dos aparelhos de ar condicionado em 25ºC, sendo que o limite superior aceitável é 27ºC. “Considerando que os ambientes climatizados não são “câmaras frias”, se deixarmos o ar condicionado ajustado para temperaturas muito baixas, o aparelho dificilmente vai deixar o ambiente com esta temperatura. Porém, o seu compressor nunca vai desligar tentando atingir a temperatura programada”, explica o técnico Clarckson Brandl Silvestre, do Centro de Operação da Distribuição da Agência Regional de Jaraguá do Sul. “O sistema de refrigeração é constante, ele não dosa maior ou menor quantidade de frio. Por isso, para tirar o melhor proveito do seu aparelho de ar condicionado, deixe regulado para 25ºC”, aconselha Silvestre.

Confira outras dicas da Celesc para o uso do ar condicionado

Se você usa ar-condicionado durante o verão, fique atento ao local de instalação do aparelho, que deve ficar longe dos raios solares e com boa circulação de ar. Também não se esqueça de limpar os filtros periodicamente: filtros sujos forçam o aparelho e aumentam o consumo de energia. O uso inadequado da regulagem de temperatura do ar condicionado causa:

1. Aumento exagerado da fatura de energia elétrica.
2. Sobrecarga dos circuitos elétrico das instalações do consumidor.
3. Sobrecarga nas linhas de distribuição da Celesc.
4. Diminuição da vida útil do aparelho de ar condicionado.
5. Desligamento dos disjuntores de proteção das instalações do consumidor.
6. Desligamento de transformadores da rede elétrica.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA