Profissionais de todas as patentes desanimados, mergulhados em suas rotinas intermináveis. Um estado de espírito muito comum entre os ambientes empresariais.
Dizem os especialistas que, devido às pressões e ao jogo de poder, os profissionais vão "perdendo" o "Domínio Pessoal". Isto é, a capacidade de ver sentido no que faz todos os dias. Perceba o seguinte: o que é mais importante para você, para sua vida? A resposta não é simples, porque é uma pergunta real, não existe certo ou errado como aquelas perguntas que os professores fazem nas escolas. A segunda pergunta é: como isso afeta seu trabalho, seu dia a dia? Nossos afazeres deveriam ser norteados por aquilo que realmente desejamos, por aquilo que realmente proteja o que temos de mais valioso.
Em uma outra perspectiva, alguns estudiosos revelam que as pressões e jogos de poder fazem os profissionais perderem a "visão sistêmica". Deixam de perceber as consequências de seus atos. Cometem mais erros pois suas mentes sobrecarregadas não percebem mais a interligação entre os processos dentro da organização. Além disso, invadem o "espaço" de outras pessoas sem perceber. Pessoas assim acabam, senão sozinhas, com poucos amigos, com vida social precária. Assim, o ideal é você privilegiar a boa convivência, agradando as pessoas mesmo que não lhe deem motivos para isso. Afinal de contas, "que homem é um homem que não torna um mundo melhor?"
Então, pratiquem a reflexão sobre seus atos, sobre sua vida profissional. Proteja o que realmente importa para você. Um chefe pode influenciar seu subordinado, mas não sua alma. No final, o que conta é a sua decisão em seguir ou "fazer a volta"!