Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

ARTIGO: SÃO BENTO DO SUL E SEU CENTRO HISTÓRICO

Segunda, 20 de dezembro de 2010

Sua preservação é importante na medida em que ele é um dos alicerces da identidade e da memória deste município

- Por Wilson de Oliveira Neto* -

Não nasci em São Bento do Sul. Porém, adotei essa cidade em 2006, quando comecei a trabalhar como professor de História no Colégio Global. De lá para cá casei e no ano de 2009 passei a morar no município. Uma das coisas que mais me encanta em São Bento do Sul é o seu patrimônio cultural, seja ele imaterial, como as tradições do tiro esportivo, ou material, como as edificações do seu centro histórico.

A respeito dessa última, compartilho das preocupações de Roberto Albuquerque, presidente reeleito do ConCidade, expostas em sua entrevista publicada recentemente neste jornal. Nela, o entrevistado denuncia o processo de "descaracterização" do centro histórico são-bentense - construções de valor histórico são demolidas e substituídas por "vidro e concreto". Trata-se de um problema que não é exclusivo de São Bento do Sul e que está ligado a fortes interesses econômicos, como mostrou a demolição da mansão Matarazzo em São Paulo, durante o início da década de 1990.

Por trás desse processo há também uma falta de clareza conceitual acerca do que é o patrimônio cultural. No senso-comum o relacionamos com "coisas" antigas e, principalmente, bens edificados, como, por exemplo, casas, estátuas e prédios. Patrimônio cultural não é somente isso. Para estudiosos e instituições, tais como a Unesco, todo e qualquer bem imaterial ou material, produzido pelo homem ou pela natureza, pode ser considerado patrimônio cultural. Para tanto, é necessário que ele seja reconhecido como tal e sua preservação considerada relevante para a comunidade em que esteja inserido.

RECONHECIMENTO
No caso do centro histórico são-bentense, sua preservação é importante na medida em que ele é um dos alicerces da identidade e da memória deste município. Ou seja, ele é um dos meios para afirmar o que é e o que já foi São Bento do Sul. Memória e identidade formam um código que sutilmente influi no estilo de vida de homens e mulheres, adultos e crianças. É através delas que as pessoas enxergam o mundo em que vivem. Projetos políticos são constituídos a partir de referências identitárias e memorialísticas, como, por exemplo, os movimentos nacionalistas dos séculos 19 e 20.

A preservação do centro histórico de São Bento do Sul, bem como de outros patrimônios culturais, não é um entrave à modernidade e ao progresso deste município. Pelo contrário, o reconhecimento, a preservação e a fruição de patrimônios culturais podem ser meios para melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes.

*Historiador e professor; mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Univille



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA