São Bento - Ideias inovadoras em busca de um espaço no mercado de trabalho. Esse é o cenário dos próximos meses no bairro Centenário, onde será inaugurado em fevereiro o prédio da Incubadora Tecnológica. Mas antes, ocorre na terça-feira, 20, a premiação do Desafio ITFETEP de Empreendedorismo e Inovação, onde serão premiados os planos de negócios e conhecidas as propostas dos novos empreendedores do município.
Serão 16 prêmios, entre de R$ 12 mil a R$ 30 mil, nas categorias: empresa transferida (no qual a empresa já existe, porém muda de endereço e se instala na incubadora), empresa nascente (criada uma nova empresa a partir do prêmio) e pré-incubada (desenvolve um plano de um negócio durante um período, com apoio de consultoria).
Encarar o mercado de forma diferente foi um grande desafio para os inscritos no prêmio. “Esta oportunidade proporcionou o surgimento de novas ideias e despertou nos empreendedores o pensamento de que é possível colocar em prática seus estudos, viabilizar o negócio, mas acima de tudo com conhecimento e pesquisa”, relatou o Presidente do Conselho Gestor da Incubadora Tecnológica Adelino Denk.
O Gerente da Incubadora Tecnológica Osvalmir Tschoeke diz que o prêmio além de gerar novas empresas , investir na mão de obra e renda para o município, desenvolve a inovação de produtos e serviços, proporcionando assim a geração de empregos.
Segundo ele, o prêmio é um grande incentivo, pois muitos empreendedores possuem a ideia, mas não há o recurso financeiro para a abertura da empresa e para a própria manutenção. “Esse prêmio faz com as que as pessoas se sintam mais seguras, haverá o pagamento de uma bolsa empreendedor durante um ano, além da garantia de manutenção do negócio, sendo um grande motivador”, explicou Osvalmir.