Entidade, fundada em 1951, realiza hoje mais de 1,2 milhão de atendimentos em saúde por ano, além de incentivar os trabalhadores da indústria a adotarem um estilo de vida ativo e saudável
Florianópolis - O SESI Santa Catarina completa 60 anos nesta terça-feira (6) e, para celebrar a passagem desta data, lança o hotsitewww.sesi60anos.com.br com a história da entidade. O SESI também comemora o reconhecimento à sua gestão de pessoas pela Fundação Nacional da Qualidade, recebido nesta segunda-feira (5), em São Paulo. Fundado em 1951, hoje o SESI realiza mais de 1,2 milhão de atendimentos em saúde por ano, além de incentivar os trabalhadores da indústria a adotarem um estilo de vida mais ativo e saudável.
"Santa Catarina e a sua indústria têm muito a comemorar. O SESI/SC chega aos 60 anos com 5,4 mil colaboradores e mil pontos de atendimento para levar ao trabalhador da indústria e a suas famílias serviços fundamentais em saúde, segurança no trabalho, educação, alimentação e lazer, além de auxiliar a indústria na promoção de iniciativas de responsabilidade social", diz o presidente do Sistema FIESC, Glauco José Côrte.
Em 2011, a entidade realizou mais de 1,2 milhão de atendimentos em saúde para trabalhadores catarinenses, considerando as vacinações, as clínicas, os serviços de odontologia e de segurança no trabalho. Na área da educação, contabilizou 90 mil matrículas de trabalhadores em cursos da Educação Continuada e atendeu cerca de 10 mil trabalhadores por meio da Educação de Jovens e Adultos. Também estimulou os industriários a adotarem um estilo de vida mais saudável com serviços como o da Ginástica na Empresa, que atende, diariamente, 96 mil trabalhadores, e o SESI Esporte, que realizou mais de 56 mil inscrições dentre os vários torneios promovidos ao longo do ano.
Prêmio Nacional da Qualidade
O destaque no critério "Pessoas", concedido por meio da participação no Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), é uma das grandes conquistas que o SESI Santa Catarina, entidade do Sistema FIESC, obteve no ano em que comemora seu sexagenário. A premiação, recebida nesta segunda-feira (5), em São Paulo, pelo primeiro vice-presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar e pelo superintendente do SESI Santa Catarina, Hermes Tomedi, é um dos maiores reconhecimentos da gestão no país, conferida pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) às organizações com gestão de Classe Mundial.
História do SESI
O Departamento Regional do SESI em Santa Catarina surgiu oficialmente no dia 6 de dezembro de 1951. Entre as principais ações da entidade, ao iniciar suas atividades no Estado, está a assistência a mineiros da região carbonífera realizada pela ordem religiosa As Pequenas Irmãs da Divina Providência, contratada pelo SESI. As Irmãs, que moravam na mesma área das minas de carvão, vendiam medicamentos a preço de custo e faziam encaminhamentos médicos. Elas também ofereciam cursos de costura e bordado, enfermagem caseira e arte culinária às esposas e filhas dos trabalhadores.
As visitas domiciliares realizadas aos mineiros com frequência permitiram às Irmãs identificar as principais necessidades daquele grupo. Em 1952, um minucioso relatório foi preparado sobre a região carbonífera de Criciúma e, de acordo com o documento, "foi possível conhecer a precária situação socioeconômica da comunidade mineira do sul do Estado". A partir daí surgiu um dos primeiros planos de assistência elaborados pelo SESI com ações que contribuíssem para a melhoria da qualidade de vida daqueles trabalhadores.