Publicação traz uma série de informações sobre São Bento do Sul
São Bento - Informações adiantadas, com detalhes, pelo Evolução do último dia 3 foram levantadas na semana passada pelo presidente da Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs), Adelino Denk, ao lançar a nona edição do Perfil Socioeconômico. O encontro contou com a presença de associados e representantes da prefeitura e da Univille. Na ocasião, também foi proferida palestra oferecida pela Fundação Dom Cabral e pela Fundação Fritz Müller. Adelino reforçou que o objetivo do Perfil é consolidar o valor estratégico de informações para a tomada de investimentos empresariais e também facilitar o planejamento de políticas governamentais.
O município conta com um crescimento no número de empresas desde 2006, nos setores de Comércio, Indústria, Prestação de Serviços e Autônomos. A forte queda se reflete no setor de exportação, desde 2006. O grande dado positivo é o Produto Interno Bruto (PIB) de 2009, que cresceu 13,7%. Os setores de madeira e móveis, metalmecânico, comércio, produtos plásticos e têxteis estão na lista dos responsáveis pelo crescimento do PIB no ano passado. Os indicadores apontaram aumento em outros setores, como o de plástico (29,6%), o comércio (12,5%) e o me-talmecânico (74,9%). O Perfil Socioeconômico está disponível na Acisbs e também através do endereço www.acisbs.org.br/perfil2010.
PARCERIA
Depois da apresentação do Perfil, foi a vez de consolidar a parceria da Acisbs com a Fundação Dom Cabral. Através da palestra "Liderança Diferenciada", com o professor Maurício Rocha, os participantes tiveram a oportunidade de discutir sobre como construir melhores resultados através de pessoas. O professor possibilitou uma integração e discussão sobre como implantar uma boa gestão e tornar as pessoas felizes no trabalho. Logo depois, Adelino e a gerente regional da fundação, Glauce Pereira Rodri-gues, assinaram o termo de convênio, que possibilita trazer para São Bento do Sul e região programas empresariais diferenciados, com profissionais altamente qualificados.
EFEITOS POSITIVOS
O resultado do PIB de 2009 foi enfatizado pela prefeitura de São Bento do Sul, que, através da sua Assessoria de Imprensa, comentou: “Após quatro anos de estagnação, a economia de São Bento do Sul voltou a crescer vigorosamente. O crescimento, de 13,7% em 2009 - o último crescimento significativo havia sido em 2005 - está registrado no Perfil Socioeconômico 2010 (...) e comprova que o trabalho desenvolvido pela prefeitura são-bentense na atração de novas empresas, diversificando a economia local e aumentando a oferta de emprego na cidade, tem surtido efeitos mais que satisfatórios”.
Para o diretor de Indústria, Comércio e Novos Negócios da prefeitura de São Bento do Sul, Jonathan Roger Linzmeyer, "o estudo comprova que a postura adotada pela administração municipal - de buscar novas empresas, está surtindo efeitos positivos". Segundo ele, "em menos de dois anos cinco novas empresas se instalaram no município". De acordo com o diretor, "o resultado prático tem sido um saldo de 1,4 mil vagas, sem contar que temos outras 600 em aberto".