São Bento - No início do mês de outubro o prefeito Magno Bollmann havia acompanhado o trabalho do Departamento de Trânsito Urbano – DETRU, onde foi verificada a necessidade de uma ação para proporcionar maior segurança aos pedestres que se deslocam pela Avenida Argolo e atravessam as esquinas da Rua Manoel Tavares, principalmente depois de algumas ocorrências registradas no local.
Assim sendo, no dia 18 de outubro o DETRU realizou um trabalho no local onde com a utilização de cones e demais objetos de sinalização, afunilou a via, simulando uma faixa de pedestres mais acima da Rua Manoel Tavares, de forma que os pedestres não mais atravessassem nas esquinas da via.
A ação foi considerada positiva e depois de avaliada pela Comissão Municipal de Trânsito e pela Administração Municipal, ficou definido que a alteração naquele trecho seria efetivada.
Assim, durante esta segunda-feira (05) as equipes do DETRU e Secretaria Municipal de Obras trabalharam no local para por em prática a mudança na via.
Mudanças
Inicialmente foram pintadas faixas delimitando a nova área do início da Rua Manoel Tavares, que ficou mais estreita. Tachões foram aplicados sobre as faixas para reforçar a sinalização e para orientar melhor os condutores de veículos a não invadirem as áreas neutras da pista.
Alguns metros acima da esquina foi aplicada uma faixa de pedestres para que todos possam cruzar a via com maior segurança.
Com estas mudanças, os veículos que estiverem deslocando-se pela Avenida Argolo e desejarem subir a Manoel Tavares o farão com velocidade mais controlada, e terão que parar no início da subida quando pedestres estiverem cruzando na faixa.
Segundo a diretora do DETRU, Patrícia Zeidmann Zipperer, “essa mudança naquele trecho inicial da Manoel Tavares só foi realmente definida depois de muitas análises e pesquisas. Se estamos efetuando essa mudança é porque realmente foi avaliado que seria a melhor alternativa para proporcionar maior segurança aos pedestres e condutores de veículos que trafegam diariamente pelo local”, comentou.
Opinião
Conversando com alguns pedestres que passavam pelo local, as opiniões no geral foram positivas, porém, ações de conscientização aos pedestres foram defendidas por todos. Segundo a sra. Izina da Rocha, “assim ficou muito melhor, com mais segurança para atravessar a rua, porém uma campanha para conscientizar os pedestres a atravessarem na faixa terá que ser realizada”, comentou.
Para Ivonilson Poltronieri, “acho que a faixa ficou distante, e os pedestres irão ainda atravessar aqui na esquina fora da faixa. Uma campanha de conscientização terá que ser realizada”, disse.
Edvaldo Stiegler comentou que “esta mudança facilita a segurança dos pedestres, mas será necessária uma ação para que todos se conscientizem a atravessar na faixa corretamente”, concluiu.
Para Rubens Tortato “os pedestres não irão querer subir a rua nesse primeiro momento para atravessar na faixa. Uma ação para conscientizar os pedestres terá que ser realizada primeiro”.