Espetáculo acontece na Igreja Luterana de Oxford; entrada é grauita
São Bento - A Orquestra Filarmônica Scar Jaraguá do Sul vai incentivar toda a microrregião a entrar no clima natalino. Neste fim de semana, os músicos regidos pelo maestro Daniel Bortholossi fazem três concertos no Vale do Itapocu, encerrando assim a temporada de 2010 do Circuito Catarinense de Orquestras. Um dos eventos acontece em São Bento do Sul neste sábado 18, às 20:00, na Igreja Luterana do bairro Oxford. O acesso do público é gratuito - e o evento tem o apoio da prefeitura de São Bento do Sul e da Fundação Cultural da cidade. Ainda hoje a orquestra apresenta-se no Lar das Flores, em Jaraguá do Sul (apresentação fechada), em Jaraguá do Sul, no Shopping Breithaupt (aberta ao público) e neste domingo em Florianópolis, na Apoteose de Orquestras.
A Orquestra Filarmônica Scar Jaraguá do Sul foi criada em 2000 e sempre teve o maestro Daniel Bortholossi como diretor-artístico. Com dez anos de existência, o grupo possui uma trajetória respeitável. Na biografia, estão concertos com o violista brasileiro Daniel Guedes e também com o maestro inglês John Traill. Natural de Curitiba, Daniel Bortholossi coordena os trabalhos da Orquestra Filarmônica Scar Jaraguá do Sul e também ocupa o cargo de maestro titular da Orquestra de Câmara de Blumenau.
Ele é mestre em Artes pela USP (Universidade de São Paulo) e possui no currículo a regência de diversos concertos no exterior. Na lista estão apresentações na Ucrânia, Inglaterra, Argentina, Portugal, Itália, Bulgária, Rússia, República Tcheca e Romênia. Recentemente, Bortholossi ainda esteve em Omã, na Península Arábica, na Inglaterra e na Sérvia.
O Circuito Catarinense de Orquestras possibilita, desde 2008, que as principais orquestras de Santa Catarina se apresentem com maior frequência e, ainda, de maneira gratuita ao público interessado em música clássica. Em contrapartida, a iniciativa contribui para a manutenção e o aprimoramento desses grupos. Este projeto tem o apoio cultural do governo do Estado de Santa Catarina, da Secretaria Estadual de Turismo, Cultura e Esporte, e do Funcultural.