Brasília/DF - Em busca de novos prazos para a duplicação da BR-280, no trecho entre os municípios de São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul, uma comitiva catarinense, liderada pelo senador Paulo Bauer, voltou a se reunir na tarde dessa quinta-feira, 24 de novembro, com o Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, em Brasília. O ministro afirmou que até janeiro deve ser concluído o projeto executivo, enquanto que a abertura da licitação está prevista para abril de 2012.
Participaram da audiência senadores, deputados federais, os deputados estaduais Carlos Chiodini e Nilson Gonçalves, vereadores e prefeitos da região, além dos presidentes da Associação Empresarial de Joinville e da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul, Udo Döhler e Durval Marcatto Junior, respecticamente.
Para o deputado federal Mauro Mariani (PMDB), esta foi uma reunião positiva. Segundo ele, o Ministro foi muito objetivo, além de ter ficado "clara a vontade política e a importância desta obra para Santa Catarina, com grande representatividade política e empresarial nas reuniões”.
Concluído o projeto executivo, passa-se para o início do processo de licitação, com o Canal do Linguado incluso. Estima-se que as obras comecem em outubro do próximo ano.
“A gente sabe que é assim, há prazos e estudos a serem seguidos, tudo deve ser analisado profundamente, para não ter problemas durante a obra. Agora é hora de cobrar para que os prazos sejam cumpridos”, destacou o parlamentar.
Durante a audiência, Mauro Mariani solicitou ao ministro que seja agilizada a federalização do trecho entre Canoinhas e Porto União, complementando, assim, a emenda que o parlamentar defendeu e apresentou nesta semana junto à Bancada Catarinense, para o Orçamento de 2012, no valor de R$ 100 milhões, para investimentos na BR-280, no trecho entre Guaramirim e Porto União.
BR-470 e BR-101 Sul
Na oportunidade, a delegação catarinense cobrou do Ministro respostas sobre a BR-470; o prazo apresentado foi de junho de 2012, caso não atrase o projeto básico – previsto para janeiro. Já para a BR-101, trecho Sul, o Ministro afirmou que há recursos para o Orçamento do próximo ano para garantir que a obra seja finalizada.