Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Governo assina contrato de R$ 2,4 milhões para restauração de igreja

Quinta, 17 de novembro de 2011

Florianópolis - O governador Raimundo Colombo assina, nesta quinta-feira (17), um contrato de cooperação financeira no valor de R$ 2,4 milhões para a restauração da Igreja São Francisco, localizada no calçadão do Centro de Florianópolis. A SDR Florianópolis será responsável pelo repasse dos recursos para a obra, provenientes do Sistema Estadual de Incentivo à Cultura, Turismo e Esporte (Seitec) por meio do Fundo Cultural. A solenidade será às 18h, na igreja, com a presença do secretário regional Renato Hinnig. 


Com sua construção iniciada em 1803 e concluída em 1915, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência tem problemas de infiltração nos telhados, que atinge também as torres. Em função de sua importância histórica e religiosa, o Governo do Estado vai garantir a primeira etapa emergencial, cujo projeto prevê restauração e requalificação; avaliações e pesquisas; restauração das coberturas com revisão do sistema de captação de águas pluviais e instalação de subcobertura em manta de alumínio; recuperação interna e externa das torres; e remoções e demolições de intervenções existentes. O contrato será celebrado com a Ação Social e Cultural da Ordem Franciscana Secular de Florianópolis, que administra o templo.

Segundo o secretário Renato Hinnig, as obras são uma antiga reivindicação, “pela sua expressiva importância histórica, religiosa e cultural. Em função disso, o Governo irá investir na restauração, dando maior segurança ao prédio e conforto aos fiéis”. Ele lembra que os trabalhos serão executados pela mesma empresa que já restaura a Catedral Metropolitana de Florianópolis; a Igreja Nossa Senhora da Lapa, no Ribeirão da Ilha, e a Igreja Matriz de São José, obras que também são realizadas com recursos do Governo Estadual.

A Igreja São Francisco é a mais antiga das confrarias religiosas surgidas na Ilha de Santa Catarina, tendo sido instalada em 1745. Seus portais foram adquiridos em 1804, enquanto os sinos datam de 1819. Ela conserva suas características arquitetônicas originais – estilos barroco e neoclássico - e é referência do Centro Histórico da capital, sendo tombada pelo Município e o Estado



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA