Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Sábado (19) é dia de vacinação contra a febre amarela

Quarta, 16 de novembro de 2011

São Bento - No início do ano, a secretaria de Saúde começou a campanha de vacinação contra a febre amarela, imunizando, até o momento, 28% da população. Para melhor atender a comunidade, no sábado, 19, será realizado um dia D nos postos de saúde do município, com atendimento das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio dia. A vacina contra a febre amarela é indicada a todas as pessoas a partir dos nove meses e tem duração de dez anos.

 

Segundo a enfermeira Cristiane Jantsch Sestren, do Centro de Vigilância à Saúde (CVS), cada cidadão deve conferir a sua carteira de vacinação para verificar se está no momento de fazer uma nova dose. “É importante que as pessoas procurem as unidades de saúde e levem consigo a carteirinha de vacinação, pois antes de realizar a vacina, os profissionais fazem uma abordagem e em alguns casos de doenças crônicas a vacina só é aplicada sob orientação médica”, disse.

 

Cristiane explica ainda que a vacina não é aplicada em gestantes, mulheres que estejam amamentando e em alguns casos de doenças crônicas. “Estamos entrando em época de férias e as pessoas costumam se deslocar muito de uma região a outra. Por isso é muito importante atualizarmos a carteira de vacinação”, finalizou.

 

A secretaria também realiza no mesmo dia a Campanha Ação Saúde Mulher, com exames gratuitos de prevenção do câncer de mama, colo uterino, DST, HIV e Sífilis. Nos postos de saúde dos bairros Rio Vermelho Estação, Rio Vermelho Povoado e Vila Pilz não haverá vacinação e coletas de preventivo.

 

Febre amarela

 

A doença é causada por um vírus chamado amarílico, o qual é transmitido ao homem através da picada de fêmeas de mosquitos infectados. Esses mosquitos são chamados de Haemagogus e Sabethes e vivem em área de mata, principalmente nas copas das árvores.

 

Os sintomas são: febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo e icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos). Em suas formas mais graves, a doença compromete o fígado e os rins, causa infecção progressiva, queda da pressão arterial e manifestações hemorrágicas (sangramento nasal, bucal, cutâneo, no vômito e nas fezes). Esses sangramentos podem causar a morte se não houver tratamento imediato.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA