São Bento - Na última semana, os 19 alunos treinados para atuarem no programa Aluno-Guia iniciaram suas atividades. Com o objetivo de orientar e dar maior segurança aos demais estudantes nos horários de saída do período de aula, os Alunos-Guia passaram por treinamento e receberam um kit especial para os momentos de atuação.
As escolas Castelo Branco e Henrique Schwarz foram as primeiras a aderirem ao programa. O projeto da Prefeitura de São Bento do Sul, executado pelo Departamento de Trânsito (Detru), conta com o apoio da Polícia Militar, Caiuá – Estacionamento Rotativo, Centro de Formação de Condutores Universal e secretaria de Educação.
Segundo a chefe do Detru, Sheila Rocha Christoff, os alunos e pais, parceiros do programa, tiveram a oportunidade de conhecer todo o processo antes da execução. “Foram palestras, treinamentos sobre leis de trânsito, orientações, visitas em outras cidades que já realizam o projeto, tudo para esclarecer dúvidas e orientar os estudantes da melhor forma possível quanto a sua nova função”, detalha.
Atenção às escolas participantes
A área escolar das duas escolas envolvidas no projeto estão passando por melhorias no trânsito, em parceria com a Secretaria de Obras. Além da limpeza, estão sendo implantadas novas placas de sinalização de trânsito, melhorias na pintura, na pavimentação além de outras. “Dessa forma pedimos para que a comunidade nos auxilie na conservação das melhorias pois infelizmente já verificamos que placas novas foram depredadas”.
As primeiras intervenções dos Alunos-Guia aconteceram no dia 10. “Preparamos antecipadamente um cronograma que segue até o final do calendário escolar 2011”, disse Sheila ressaltando que os alunos sempre atuam acompanhados dos Agentes de Trânsito. “Para que os alunos e agentes façam um bom trabalho é preciso o apoio e cooperação dos motoristas que ao se aproximarem das escolas diminuam a velocidade”, acrescenta a chefe do Detru.
Apoio dos pais
Para o desenvolvimento do projeto é necessário a colaboração e participação de toda a comunidade, escolas, professores, alunos e suas famílias. “Aos pais dos alunos solicitamos que ao buscarem seus filhos nas escolas, não estacionem em locais proibidos, em fila dupla, nos portões, pontos de ônibus ou de parada de transporte escolar”, completa Sheila.
Futuro do projeto
Para o próximo ano a intenção é aumentar o número de escolas participantes do projeto. “A previsão é formar pelo menos mais de 100 Alunos-Guia no município, e para que possamos viabilizar esse projeto as parcerias são indispensáveis”.
Atualmente o Detru conta com somente seis Agentes de Trânsito que servem quase que exclusivamente ao sistema de estacionamento rotativo e dessa forma fica difícil atender a todas as escolas da rede municipal. “Pretendemos contratar mais Agentes de Trânsito para aumentar as ações educativas que hoje são prioridades para o Detru”, revela a chefe do departamento.
As escolas da rede municipal, que tiverem interesse em participar do projeto no próximo ano, devem procurar o Detru para maiores informações.