Deputado citou diferentes entidades
Florianópolis - A passagem do Dia do Voluntariado, no dia 5 (domingo), motivou pronunciamento do deputado Antônio Aguiar na Assembleia Legislativa - para destacar “a atuação de pessoas que se dedicam ao próximo visando à melhoria da qualidade de vida da coletividade. O líder da bancada da PMDB valorizou as pessoas que se sensibilizam com as causas sociais”. "É importante dizer que ninguém precisa ser especialista para ser um voluntário, pois basta ter vontade e criatividade para desenvolver um trabalho solidário", observou o parlamentar.
POSTOS
Citando entidades como a Rede Feminina de Combate ao Câncer e as Apaes, além de grupos de doadores de sangue - como a Adosarec, do Planalto Norte, Aguiar também fez questão de destacar a atuação do Centro de Valorização da Vida (CVV), que atua na prevenção de suicídios. É uma entidade que surgiu em São Paulo, em 1962, e hoje tem mais de quarenta postos em todo o Brasil, com mais de 2 mil atendentes voluntários prestando serviços ininterruptos, 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana e feriados.
DESABAFO
O CVV atende pelo telefone 141 a qualquer pessoa que busque conforto emocional para momentos difíceis, permitindo o desabafo e o alívio para o sofrimento, com a finalidade de neutralizar ideias autodestrutivas, prevenindo e evitando suicídios. Médico por formação, Aguiar observa que a publicação "Mapa da Violência - Os Jovens do Brasil", da Unesco, aponta a taxa média nacional de suicídios de 4,4 suicídios para cada 100 mil habitantes ao ano, a sexta maior entre jovens na faixa de 15 a 24 anos.
Santa Catarina divide com o Mato Grosso do Sul o segundo lugar nas estatísticas de Estados brasileiros com maiores índices de suicídios, com 7,8 casos a cada 100 mil habitantes/ano, atrás apenas do Rio Grande do Sul.