São Bento - Na sexta-feira (28) um telefonema causou grande euforia na EBM Dalmir Pedro Cubas, em Serra Alta. Na ocasião, a diretora Elena Maria Stock Ilg juntamente com a coordenadora do projeto “Agroecologia e iniciativas para a sustentabilidade”, Celina Aparecida Dorigão Fritz, estavam comemorando muito a informação de que a escola havia sido a escolhida como melhor projeto do Prêmio Epagri Escola Ecologia Márcia Mortari.
A EBM Dalmir Pedro Cubas estava concorrendo nesta fase final do prêmio juntamente com mais duas escolas finalistas de São Bento do Sul, EBM Prefeito Henrique Schwarz e CEIM Fada Madrinha, e ainda mais três escolas de Canoinhas. Destas seis escolas, apenas uma seria a escolhida para receber a premiação estadual, também entregue para vencedoras das demais regionais do Estado. O prêmio será repassado para os projetos vencedores no mês de dezembro, em Florianópolis.
Tanto a diretora Elena quanto a coordenadora do projeto, Celina, comentaram que este prêmio é uma consequência dos trabalhos realizados na escola com apoio e total colaboração de todos alunos, professores, funcionários, pais, e comunidade. “Nós já realizávamos o projeto na escola desde 2009, aplicando melhorias a cada ano. Quando a Luciana (Luciana Luiza Schmitt, da Epagri de São Bento do Sul) nos orientou para nos inscrevermos no Prêmio Epagri porque ele se enquadrava, ficamos com certo receio, mas resolvemos participar, e hoje somos o projeto premiado entre os melhores do estado. Para todos nós é uma imensa alegria, é o reconhecimento pelo trabalho e esforços conjuntos de todos, e é maravilhoso saber que nós, uma escola de São Bento do Sul, estamos na premiação estadual da Epagri”, disse Elena apoiada por Celina.
Sobre esta importante conquista para a educação de São Bento do Sul, a Secretária Salete Bayerl Spitzner comentou que é fantástico ver que os projetos desenvolvidos com muito esforço pela comunidade escolar do município tem reconhecimento estadual. O prefeito Magno Bollmann parabenizou os projetos finalistas. “A premiação de um projeto São-bentense é muito importante pois mostra como a comunidade escolar está no caminho certo e que todos estão trabalhando com muita competência”, disse o prefeito.
Vistorias
Durante o processo de avaliação da equipe coordenadora do prêmio, duas vistorias foram realizadas nas escolas participantes. A última foi no dia 26 de outubro, quando integrantes da Epagri, Fatma e Polícia Ambiental verificaram in loco os projetos desenvolvidos.
Projeto vencedor
O projeto “Agroecologia e iniciativas para a sustentabilidade” desenvolvido na EBM Dalmir Pedro Cubas foi criado pensando nos alunos e em formas de promover mudanças no comportamento da comunidade em prol do meio ambiente.
A ideia foi trabalhar as práticas educacionais com enfoque na sustentabilidade envolvendo todos os 750 alunos da escola, que consequentemente levaram o projeto para a comunidade além do espaço escolar. Assim, julgou-se necessário desenvolver o projeto com o apoio de todos os professores para que uma completa interdisciplinariedade fosse alcançada, e foi o que ocorreu.
Iniciativas de preservação do meio ambiente, consumo sustentável, melhoria de hábitos alimentares, manejo e cultivo de hortaliças, plantas medicinais, reciclagem de material orgânico e inorgânico, saponificação – onde o óleo de cozinha usado é utilizado na produção de sabão em barra, utilização de produtos cultivados na merenda escolar, enriquecimento da alimentação com o uso do pó das cascas de ovos e novos hábitos alimentares com a utilização de cascas de frutas foram trabalhadas com todas as séries, e os resultados foram os melhores possíveis.
A interdisciplinariedade do projeto foi um fator marcante que diferenciou a prática do projeto com as demais escolas que participaram do prêmio. Para a coordenadora do projeto, professora Celina, o engajamento de todos os professores e alunos na escola foi marcante. “Todos realmente vestiram a camisa e abraçaram o projeto de tal forma, que todas as disciplinas trabalharam temas com ligação ao projeto da escola, e a equipe fez um trabalho maravilhoso juntamente com todas as turmas e demais colaboradores da escola”, disse Celina.
Prática x Disciplinas
Os trabalhos práticos do projeto desenvolvido na escola foram aplicados através de diversas ações envolvendo todas disciplinas. Essa ações que foram desenvolvidas com todos os alunos e professores podem ser resumidas da seguinte forma:
Na disciplina de Artes os alunos das séries iniciais e finais (primeiros anos e 8a séries) produziram trabalhos artísticos utilizando sobras de alimentos secos como folhas, cascas de ovos, pó de café e chá, e diversos grãos.
Nas disciplinas de Ciências e Geografia, os trabalhos foram desenvolvidos com os 7os e 8os anos e ainda com as 8as séries. Temas como técnicas de cultivo, tipos de solo, plantio de mudas, ervas medicinais, valor nutricional das hortaliças, aulas práticas de utilização do solo e plantio na horta da escola, além da elaboração de suplementos alimentares com a utilização do pó da casca de ovo na alimentação e da preparação de sucrilhos de cascas de laranja, tangerina e banana.
Na Educação Física um trabalho de acompanhamento e alimentação saudável foi realizado, onde os professores coletaram dados e medidas dos alunos no início do ano letivo, e irão comparar com os dados colhidos ao término do ano letivo.
Durante as aulas de História os professores dos 6os ao 8os anos e ainda das 8as séries trataram da importância da água na fertilização do solo e do surgimento das civilizações próximas aos rios, além de diversas pesquisas realizadas sobre o tema.
As professoras de Inglês trabalharam o projeto na disciplina criando um vocabulário com os alunos utilizando os termos utilizados na horta, ilustrando os trabalhos com desenhos e colagens.
Em Língua Portuguesa as professoras trabalharam com os alunos dos 6os anos até as 8as séries a interpretação de textos referente ao tema proposto no projeto.
Na disciplina de Matemática as turmas dos 5os anos até as 8as séries trabalharam a construção de gráficos com informações nutricionais dos alimentos suas fontes de vitamina e energia, além do número de plantas e espécies cultivadas na horta escolar. Nas diversas séries trabalhos equiparados com a disciplina de cada ano foram desenvolvidos, abrangendo desde equações, valores monetários de equipamentos utilizados na horta, medição de áreas dos canteiros, cálculo de espaçamento para cultivo, e demais informações.
Objetivos alcançados
De acordo com a coordenadora do projeto Celina Aparecida Dorigão Fritz, os principais objetivos alcançados com a realização e com o sucesso do projeto na escola foram a complementação da alimentação escolar enriquecida com hortaliças, aprendizagem e prática da reciclagem, conscientização, diminuição no impacto ambiental e sustentabilidade, enriquecimento da alimentação escolar com o aumento do consumo das hortaliças e melhor alimentação como a substituição do consumo de doces e chicletes pelos sucrilhos de cascas de frutas, e dentre outras grandes conquistas, a melhoria na qualidade de vida da comunidade.
Agradecimentos
A diretora Elena fez questão de registrar agradecimentos aos professores, alunos, equipe da escola, voluntários da comunidade, clube de mães, Luciana Luiza Schmitt, da Epagri de São Bento do Sul que contribuiu muito com seu conhecimento para o desenvolvimento da horta e do projeto na escola, e especialmente ao prefeito Magno Bollmann e a secretária de Educação Salete Spitzner. “Foi a figura do prefeito Magno Bollmann que juntamente com a secretária de educação Salete desenvolveram o Econsciência, que trouxe a todas as escolas condições de desenvolverem estas ações em prol da ecologia e meio ambiente”, destacou Elena.