Secretaria de Estado da Educação afirma que haverá uma série de benefícios com o novo sistema
Florianópolis - O Sistema Estadual de Registro e Informação Escolar (Serie Web) será lançado na próxima segunda-feira. Inédito no Brasil, o sistema será apresentado pelo secretário de Estado da Educação, Silvestre Heerdt, que no evento representará o governador Leonel Pavan, e pela diretora de Desenvolvimento Humano (DIDH), Elizete Mello. O lançamento do SERIE Web acontece às 19:30, no Expofair, em Blumenau, na abertura do curso de Capacitação para Assistentes de Educação. O Serie Web irá substituir o sistema Serie, usado há mais de 10 anos pela DIDH da secretaria, que tem como atribuições a folha de pagamento e a lotação dos professores, transferência de alunos e histórico das escolas de toda a rede estadual, entre outras, em parceria com o Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc). Por meio do novo sistema, todas as 1.280 escolas públicas catarinenses poderão se comunicar em tempo real.
ARQUIVO
Como os computadores das escolas não eram interligados, o repasse de informações para a secretaria era feito pessoalmente, com um representante da unidade escolar entregando o arquivo em mãos. O mesmo ocorria com um pai que chegasse a uma escola em busca de uma vaga para o filho. Se não tivesse lugar, ele tinha de ir pessoalmente a outras unidades. O Serie Web vai interligar os computadores das escolas, que poderão se comunicar entre si. Isso facilitará a vida dos pais do estudante, que em uma única escola obterá todas as informações sobre a disponibilidade de vagas nas escolas próximas.
Com o Serie Web também será possível receber a transferência de um aluno digitando apenas a matrícula, pois seus dados cadastrais e notas serão carregados automaticamente. "Antes, tudo tinha que ser redigitado. Assistentes e gerentes de educação e nós da secretaria trabalhávamos de madrugada e finais de semana para garantir o pagamento do professor, a distribuição de aulas e alunos, etc", diz Elizete.
CARÁTER EXPERIMENTAL
Segundo a diretora, o Serie Web evitará contratações, matrículas e deslocamentos desnecessários, tanto por parte do pai quanto da secretaria; divergências, por exemplo, entre o número de mobiliários e imobiliários necessários e erro na carga horária a ser cedida ao professor, entre outros. A extração de dados de qualquer uma das escolas não precisará mais passar pela Regional de Educação e somente então ser encaminhada à SED.
O sistema começa a ser usado em caráter experimental, para adaptações e ajustes, a partir de janeiro de 2011. Estará, no entanto, em pleno funcionamento a partir do dia 1º de fevereiro, quando inicia o ano letivo dos servidores da Educação - os alunos só retomam as aulas no dia 7.