Time amazonense foi punido com perda de seis pontos e multa de R$ 300
Rio de janweiro - Chegou ao fim a novela envolvendo o Joinville e o América-AM na Série D. Na tarde desta quinta, no Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), última instância da justiça desportiva, o clube amazonense foi considerado culpado pela escalação irregular do jogador Amaral. Por maioria de votos, o clube amazonense foi punido com a perda seis pontos e multa de R$ 300.
Agora, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deve homologar a decisão do tribunal e confirmar o Joinville na Série C de 2011.
Entenda o caso
O time amazonense foi denunciado e julgado após o Joinville, time eliminado pelo América, ter relatado ao STJD a escalação de Amaral Capixaba no confronto entre as equipes, alegando que seu nome não estava presente no BID da CBF. Por isso, o América/AM o clube foi denunciado com base no artigo 214 do CBJD (incluir na equipe, ou fazer constar da súmula, atleta em situação irregular para participar de partida) que de acordo com o quarto parágrafo o infrator será excluído da competição, visto que já foi finalizada a Série D. Porém, na primeira instância o clube foi absolvido.
Desta forma, não contende com a decisão da Quarta Comissão Disciplinar, o Joinville entrou com um recurso solicitando novo julgamento, a fim de punir a equipe por escalar irregularmente o jogador Amaral Capixaba, no confronto válido pelas quartas-de-final.