Florianópolis - A passagem do Dia do Voluntariado, no último domingo (5), motivou pronunciamento do deputado Antônio Aguiar na Assembleia Legislativa, para destacar a atuação de pessoas que se dedicam ao próximo visando à melhoria da qualidade de vida da coletividade. O líder da bancada da PMDB valorizou as pessoas que se sensibilizam com as causas sociais: “É importante dizer que ninguém precisa ser especialista para ser um voluntário, pois basta ter vontade e criatividade para desenvolver um trabalho solidário”, observou o parlamentar.
Citando entidades como a Rede Feminina de Combate ao Câncer e as APAEs, grupos de doadores de sangue como a Adosarec, do Planalto Norte, Aguiar também fez questão de destacar a atuação do Centro de Valorização da Vida (CVV), que atua na prevenção de suicídios. É uma entidade que surgiu em São Paulo, em 1962, e hoje tem mais de 40 postos em todo o Brasil, com mais de 2 mil atendentes voluntários prestando serviços ininterruptos, 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana e feriados.
O CVV atende pelo telefone 141 a qualquer pessoa que busque conforto emocional para momentos difíceis, permitindo o desabafo e o alívio para o sofrimento, com a finalidade de neutralizar idéias auto-destrutivas, prevenindo e evitando suicídios. “Quem procura esse serviço voluntário não precisa identificar-se”, diz Aguiar. “É importante lembrar que a solidão pode atingir qualquer pessoa, independentemente de idade, sexo, classe social ou profissão”, reforça o parlamentar.
Médico por formação, Aguiar observa que a publicação “Mapa da Violência - Os Jovens do Brasil”, da Unesco, aponta a taxa média nacional de suicídios de 4,4 suicídios para cada 100 mil habitantes ao ano, a sexta maior entre jovens na faixa de 15 a 24 anos. Santa Catarina divide com o Mato Grosso do Sul o segundo lugar nas estatísticas de estados brasileiros com maiores índices de suicídios, com 7,8 casos a cada 100 mil habitantes/ano, atrás apenas do Rio Grande do Sul. “É um problema de saúde pública”, diz o deputado.
Aguiar, por isso, valoriza a atuação do voluntariado e convoca a participação em entidades que trabalham visando o bem-estar do próximo: “Se você tem espírito altruísta, quer ajudar o seu semelhante, procure uma instituição cujo projeto se enquadre com os seus interesses e disponibilidade de tempo para ser também um voluntário”, encerra o deputado.