São Bento - Nesta quarta-feira, 08, a Prefeitura de São Bento do Sul, através da secretaria de Agricultura, fez mais um pagamento aos agricultores beneficiados com o programa da Agricultura Familiar, desenvolvido pelo Governo Federal. Agora já são dez agricultores são-bentenses que forneceram frutas e verduras, que são utilizadas para a merenda escolar. Desta fez, cerca de R$ 6.800,00 foram pagos aos agricultores.
Durante o ato, o secretário de Agricultura, Edimar Geraldo Salomon, ressaltou a importância deste trabalho, que visa principalmente incentivar as famílias as permanecerem no campo. “Muitos aqui plantavam e, por várias vezes, não conseguiam nem tirar o valor investido na produção na hora da venda. Agora eles têm um cliente certo, que é a Prefeitura”, observou.
Os produtos são repassados para as escolas através da cooperativa vencedora da licitação, que faz a distribuição dos itens conforme cardápio e quantidade necessária por unidade. “Muitas vezes o pequeno agricultor não conseguia vender seu produto justamente por ser em pequena quantidade, o custo de transporte era muito alto e no final não tinham lucro”, disse Salomon. Por isso, o secretário explica que este é um dos motivos pelo qual é feito o recolhimento da mercadoria no local onde foi produzida. “Mesmo que seja uma quantidade pequena, a intenção é incentivar o plantio e tudo que for produzido será adquirido”, frisa.
Sempre que houver excedente de produção, por exemplo, o produtor tem o compromisso de entregar 100 quilos de batatinha e foram produzidos 150 quilos, será adquirido o total da produção. Isso é possível, pois os itens a mais serão entregues em outras unidades escolares, e com a parceria entre o município e cooperativa, os produtos poderão ser utilizados e outras cidades e assim vice versa.
Atualmente a produção rural representa 30% da merenda escolar, mínimo exigido pelo programa nacional, mas para 2011, a meta é atingir 50% ainda nos primeiros meses do ano. “Queremos cada vez mais incentivar a permanência do homem no campo, e principalmente que ele se sinta valorizado por isso”, destacou o prefeito Magno Bollmann, também presente no ato. Ele ressaltou ainda que atualmente existem cerca de 4 mil famílias em São Bento do Sul que vivem basicamente da agricultura, e através deste programa, a ideia é elevar este número para 6 mil. “Desta forma, incentivamos as pessoas a voltarem ao campo e a produzirem, já que eles terão um comprador que pagará o preço justo, sem intermediários”, frisou. (Fabiano Kutach-AIPMSBS)