Florianópolis - A medalha do Mérito Anita Garibaldi, símbolo de bravura catarinense, será entregue pelo governador Raimundo Colombo ao ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, nesta quinta-feira (6). A honraria é dada aos cidadãos que destacam por serviços prestados ao Estado de Santa Catarina e ao Brasil. O ato será às 11 horas, no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis. “"É uma honra para o Governo do Estado reconhecer Fernando Henrique Cardoso, que por meio da sua profissão teve uma grandeza solidária na busca pelo melhor para o Brasil e para Santa Catarina", afirmou o governador.
O mérito foi criado em 1972 e agracia pessoas físicas e jurídicas nacionais e estrangeiras que se destacaram no campo de suas atividades de forma notável ou relevante e que tenham contribuído para o engrandecimento do Estado. “A Medalha Anita Garibaldi é a ação mais relevante de reconhecimento em Santa Catarina. Fernando Henrique como presidente e como ministro da Fazenda alcançou resultados econômicos positivos que melhoraram a qualidade de vida dos brasileiros”, destaca o coordenador de Cerimonial da Secretaria Executiva da Casa Militar, major Fernando Luis.
FHC:
Nascido no Rio de Janeiro, em 1931, o sociólogo por formação Fernando Henrique afirmou-se desde o final dos anos 60 como um dos mais influentes intelectuais latino-americanos, na análise de temas como os processos de mudança social, desenvolvimento e dependência, e democracia.
Presidente da República Federativa do Brasil por dois mandatos consecutivos (1995-2002), o agraciado com a Medalha é hoje presidente do Instituto Fernando Henrique Cardoso, em São Paulo, e co-presidente da Comissão Latino-Americana sobre Drogas e Democracia.
Em 2010, liderou a criação da Comissão Global sobre Políticas de Drogas, organização não-governamental de abrangência internacional. Fernando Henrique também é presidente da Comissão Independente sobre Aids e o Direito e membro do Conselho de Líderes Globais para a Saúde Reprodutiva.