São Bento - Na manhã desta quarta-feira estiveram reunidos na sede da Unimed, em São Bento do Sul, representantes do Consórcio Intermunicipal Quiriri, Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de São Bento do Sul, secretaria de Educação de São Bento do Sul, Samae e da própria Unimed. O objetivo da reunião foi de oficializar os incentivos por parte da Unimed ao programa de coleta de óleo vegetal do município.
Com a presença do médico Tirso Hummelgen, a Unimed oficializou que está realizando investimentos na compra de 19 bombonas de 1000 litros, adaptadas para o recolhimento de garrafa pet, a ainda na confecção de banners de divulgação. Todo material foi orçado e está em processo de elaboração. As bombonas serão distribuídas pelo município, em todos os bairros da cidade, podendo estar em diferentes locais de circulação de pessoas como: associação de moradores, terminais urbanos de passageiros, postos de saúde, praças, entre outros.
Outro assunto tratado durante a reunião foi o repasse de todo o histórico do programa de Coleta de Óleo Vegetal para o Samae. Na ocasião, o Diretor de Meio Ambiente Marcelo Hübel entregou ao representante do Samae, João Adilson, todas as informações do programa, uma vez que a partir de agora as ações do programa de coleta de óleo vegetal passam a receber um novo incentivo por parte do Samae que assumiu a gestão de resíduos do Município de São Bento do Sul.
Programa
O projeto de coleta e utilização de óleo usado de fritura foi desenvolvido pelo Consórcio Intermunicipal Quiriri, sendo implantado pela Prefeitura através do Departamento de Meio Ambiente, e atualmente está sob responsabilidade do Samae. Diversos segmentos da sociedade participam do programa voluntariamente. As escolas municipais e o colégio Bom Jesus, recolhem os óleos em bombonas de 25 litros ou garras pet, destinando o produto para a Cooperativa de Catadores do Bairro Brasília.
Também outros estabelecimentos e empreendimentos destinam o óleo para os catadores. A Cooperativa já beneficiou no ano de 2011, cerca de 2000 litros de óleo, sendo 714 litros de escolas; 188 litros de cozinhas industriais; 420 litros de lanchonetes e mercados e outros provenientes da entrega direta na sede da cooperativa ou na coleta de material reciclável de município.
“O programa oportuniza a diminuição do impacto ambiental em diferentes situações, mas observando que apenas um 1 litro de óleo contamina 10.000 litros de água, considero a proporção recolhida até o momento significativa para a preservação do meio ambiente. Mas podemos melhorar”, conclui Marcelo Hübel, Diretor de Meio Ambiente.
Quem precisa destinar o óleo para reciclagem pode disponibilizar em garrafas pet no dia da coleta seletiva ou quando o volume ser acima de 20 litros pode ligar para o SAMAE através do telefone 3634-1082, que após haver uma quantia razoável no roteiro, comunica a cooperativa para fazer a coleta.
Para o prefeito Magno Bollmann, grande defensor do meio ambiente e estudioso na área, este programa de coleta de óleo vegetal usado é de extrema importância para a preservação do nosso solo e de nossos rios. “Quando deixamos de despejar o óleo de cozinha no meio ambiente estamos contribuindo muito mais do que imaginamos com a natureza”, resumiu o prefeito.
Reciclagem
Na cooperativa o óleo é decantado e após 30 dias passa por um sistema de 5 filtros, sendo então destinado a venda ou uso do município como combustível em motores diesel.
Meio ambiente
O óleo vegetal quando jogado no ralo, causa entupimento da tubulações e eleva em 45% o gasto no tratamento de efluentes. Quando atinge os rios, apenas 1 litro de óleo contamina 10.000 litros de água. A reciclagem de óleo vegetal usado de cozinha retira do meio ambiente um passivo poluidor.
No solo o óleo vegetal causa uma barreira em película que dificulta a manutenção de micro-organismos.
O óleo pode ser utilizado para fabricação de sabão, e quando usado como combustível, reduz em 40% a emissão de poluentes em comparação aos combustíveis fósseis.
Considerando-se o custo da aquisição, os impostos e taxas incorporadas ao óleo vegetal, estamos agregando valor a este produto quando do seu uso como combustível.