Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Dia Municipal da Paz é comemorado em escolas municipais

Quinta, 06 de outubro de 2011

São Bento - Para promover uma cultura de paz no ambiente escolar e também em casa, o dia 5 de outubro foi instituído como o Dia Municipal da Cultura e da Paz. Em comemoração à data, escolas municipais de São Bento do Sul realizam durante todo o dia desta quarta-feira, dia 5, diversos eventos com a participação dos alunos.

 

A manhã na Escola Baselisse Virmond, na Urca, iniciou com 200 alunos lotando o pátio da escola.  Após realizarem uma oração e escutarem uma música em prol da paz, os alunos do pré ao 5º ano, com balões brancos nas mãos, percorreram algumas ruas do bairro. Estudantes do 6º ao 9º ano participaram de uma palestra sobre o mundo e como conviver nele. “À tarde, mais 210 alunos realizam atividades culturais. Queremos com isso promover a paz não somente dentro das escolas, mas em todos os lugares”, disse a diretora da unidade escolar, Neide Ceregatti.

 

Quem chegava no CEIM Fada Madrinha, no Parque Sueli, já percebia que o dia era especial. Na porta, um painel com balões e frases destacavam a bandeira da paz. Com a colaboração de todos, direção e professores vestiam camisetas brancas. Às 88 crianças atendidas na unidade, o dia foi marcado por várias atividades.

 

Alunos do Maternal II, com mãos pintadas de tinta, elaboraram um painel exposto na parte externa da escola. Já o berçário realizou um painel que ficará dentro da unidade, para visitação dos pais. Pombo da paz também foi tema de trabalho, onde as crianças do Pré II fizeram um móbile para levar para casa. “As atividades seguem o dia todo”, conta a diretora Irene Nogueira Prestes de Souza.

 

“Com o desejo de melhorar a humanidade e construir uma sociedade mais justa,  sentimos a necessidade de desenvolver atividades voltadas ao amor e a paz com os alunos”, com essas palavras a diretora do CEIM Trenzinho Maluco, Maria Margarete Tschoeke dos Santos, resumiu as atividades elaboradas na unidade escolar.

 

Com música e dança, as 115 crianças do berçário à pré-escola comemoraram o Dia Municipal da Paz. Para a diretora, a paz acontece nas pequenas ações do dia a dia. “Durante todo o ano explicamos às crianças como os nossos gestos e ações podem se multiplicar e transformar o mundo”, detalha.

 

Alertar a comunidade através de uma caminhada, inclusive com cartazes promovendo a reflexão dos motoristas para a paz no trânsito. Assim os alunos, professores e grupo gestor da EBM Alexandre Pfeiffer, no bairro Colonial, comemoraram o Dia Municipal da Paz. “As atividades envolveram os 282 alunos, tanto do matutino como do vespertino, que além de realizarem a caminhada, ouviram músicas e cantaram juntos”, disse a diretora Nilvane Aparecida Rudnick.

 

A lei

 

Criada em 12 de agosto de 2011 e sancionada pelo prefeito Magno Bollmann, a lei número 2858 instituiu o dia 5 de outubro como o Dia Municipal da Cultura e da Paz, tendo como objetivo um conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida. Entre os valores pode-se destacar o respeito à vida, o fim da violência e a promoção da não-violência por meio da educação, do diálogo e da cooperação; além da promoção dos direitos humanos.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA