Com os temas Conflitos nas empresas familiares e Valuation, evento discutirá os desafios que envolvem a gestão e a sucessão familiar nas empresas
Blumenau - Sucessão familiar e formação de futuros acionistas são temas que precisam de conhecimento para ser implantados dentro das organizações. Para auxiliar as empresas nesses assuntos, a Fundação Fritz Müller (FFM) oferece, em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), de Minas Gerais, o PDA (Programa de Desenvolvimento de Acionistas), um dos mais tradicionais do País. E para discutir os desafios que envolvem a gestão, desenvolvimento e sucessão nas empresas, as entidades promovem o 11º Encontro do PDA SC IV nesta quinta-feira (06) e sexta-feira (07), das 09h às 17h, no Infinity Blue (Estrada da Rainha, 800, Praia dos Amores - Balneário Camboriú/SC). O evento terá como tema “Conflito nas empresas familiares” e “Valuation” (termo em inglês para ‘Avaliação de Empresas’) e será ministrado pelos professores da FDC Dalton Sardenberg e Haroldo Mota.
O PDA tem como objetivo de promover o desenvolvimento e a troca de práticas entre proprietários, herdeiros e acionistas de empresas familiares. De acordo com a coordenadora executiva da FFM, Luzia Fröhlich, o programa foi criado para promover o desenvolvimento e a troca de práticas entre proprietários, herdeiros e acionistas de empresas familiares que, juntos, buscam alinhar responsabilidades, prerrogativas, direitos e estratégias de gestão para preservar e expandir o patrimônio familiar e facilitar a performance e a continuidade da empresa. Entre os conteúdos analisados estão questões de contextualização, papéis nas empresas familiares, questões patrimoniais, jurídicas, gestão de empresas, sucessão, riscos e responsabilidades dos acionistas e dos administradores. “Este ambiente multidisciplinar é o ideal para desenvolver acionistas que fazem ou não parte da gestão da empresa”, afirma.
O PDA busca criar uma linguagem comum entre os atuais e futuros acionistas desenvolvendo competências para: assumir responsabilidades básicas de gestores do patrimônio empresarial e dos negócios; compreender, em termos de direitos e obrigações, o papel do acionista, bem como o papel dos gestores e a integração de ambos; e integrar-se, assumindo cada um a sua posição ideal no complexo organizacional do empreendimento.
Dalton Penedo Sardenberg
Doutorando pela The University of Birmingham-Inglaterra, mestre em Engenharia da Produção com ênfase em Gestão de Negócios - pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), MBA Empresarial - pela Fundação Dom Cabral (FDC), Extensão em Gestão Empresarial na Fachhochschule Karlsruhe com aplicação prática na Badische Stahlwerke (BSW) - Alemanha, graduado em Engenharia Mecânica - pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). É professor da Fundação Dom Cabral nas áreas de Governança Corporativa, Gestão de Empresas Familiares e Controle Gerencial. Responsável pelo Programa de Gestão Avançada (PGA), realizado em aliança com o INSEAD, e também responsável pela parceria COMn (Conexão Organizações Mundo), que reúne CEOs de grandes empresas em torno de temas de interesse.
Haroldo Mota
Mestre em Finanças - pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), especialista em Finanças Internacionais - pela George Washington University, Washington DC, graduado em Administração de Empresas - pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professor da Fundação Dom Cabral na área de Finanças, membro do Conselho de Administração do Grupo Santa Cruz e da Empresa Microcity. No IBMEC foi coordenador dos MBA’s de Finanças e de Gestão de Negócios e professor na área de Finanças Corporativas.
Serviço:
11º Encontro do PDA SC IV
Data: Dia 06 de outubro - Conflito nas empresas familiares, com Dalton Sardenberg
Dia 07 de outubro - Valuation, com Haroldo Mota
Horário: das 09h às 17h
Local: Infinity Blue (Estrada da Rainha, 800, Praia dos Amores - Balneário Camboriú/SC)
Informações: (47) 3340-0566 / (47) 3264-2000