Blumenau - A dois dias da abertura da festa mais alemã das Américas (em 6/10), o Parque Vila Germânica passará a contar com um novo espaço para divulgação, degustação e venda de um dos produtos mais típicos da Oktoberfest, o marreco. A Villa Germania Alimentos, maior frigorífico de patos e marrecos da América Latina, irá inaugurar no local, nesta terça-feira, 4 de outubro, a Gourmet Store, uma loja-conceito para a marca e seus produtos.
O espaço nasce com o objetivo de ser uma vitrine para turistas, blumenauenses e moradores da região, sobre as possibilidades de preparo e consumo desta ave, que por aqui tem sabores germânicos, mas no mundo da alta gastronomia ocupa lugar de destaque à mesa, nas refinadas receitas à base de pato.
Aves inteiras (ao natural, temperadas e/ou recheadas), cortes nobres e foie gras (iguaria feita do fígado do pato, pronuncia-se “foá-grá”) serão algumas das opções da loja, que também terá sugestões de temperos e os principais acompanhamentos para o pato/marreco e o foie gras.
“Mais do que vender, nossa intenção é despertar o interesse pela ave, permitindo ao visitante conhecer as possibilidades de preparo, as opções para diversificar o consumo e os diferenciais desse ícone gastronômico tão apreciado no mundo todo”, afirma André Grützmacher, diretor-presidente da Villa Germania.
Além de atender a turistas e clientes que desejarem comprar seus produtos, a Villa Germania quer consolidar a Gourmet Store como um point para quem curte gastronomia. Para isso, equipou o espaço com uma moderna cozinha, onde pretende realizar eventos de degustação, workshops com chefs, demonstrações de preparo de pratos especiais, jantares harmonizados e encontros para pequenos grupos.
Sobre a Villa Germania
A Villa Germania foi fundada em 1996, para atender à grande demanda da comunidade local e de turistas para o consumo do marreco, ícone da culinária alemã. Foi a primeira empresa do País a obter a certificação do Ministério da Agricultura (SIF) neste segmento. Hoje é a maior empresa produtora de carne premium de aves como pato, marreco, frango caipira e seus derivados na América Latina.
Em 2009, com a entrada de um novo sócio (Mercatto Investimentos), a Villa Germania passou a ser uma S/A (Sociedade Anônima). O aporte reforçou sua estrutura de capital, consolidando a liderança no mercado brasileiro e ampliando a presença na Ásia, Europa e Oriente Médio.
Produção
A Villa Germania atua em todas as fases produtivas, desde a importação de matrizes francesas e inglesas, a incubação de ovos, a criação em produtores integrados (no Planalto Norte do Estado), a fabricação de ração com ingredientes naturais, até o abate e comercialização das carnes. Todo o processo é supervisionado por uma equipe especializada, garantindo a qualidade em todas as fases de produção, a fim de atender às expectativas dos diversos mercados.
O portfólio de produtos contempla cortes como o magret (peito), a cuisse (coxa) e o foie gras (fígado de pato), voltados para a alta gastronomia; o marreco e o pato, produzidos para atender aos mercados regionais do Sul e do Norte; o marreco recheado, especialmente desenvolvido para a cozinha típica alemã; além dos diversos tipos de pato temperado, produzidos para atender às necessidades de praticidade no preparo, para consumidores de todo País e boa parte do mundo.
Como a empresa é reconhecida pela produção e comercialização de aves premium, também tem investido em outras opções de carnes consideradas mais saudáveis, a exemplo do frango caipira (inteiro ou em cortes).
A capacidade de abate atual – de 9 mil aves por dia – será mais que duplicada a partir de 2012, quando a empresa deve concluir o projeto de expansão já iniciado no frigorífico em Indaial. “Com o financiamento obtido junto ao Badesc e BRDE, totalizando R$ 21 milhões, ampliaremos nossa capacidade de processamento para 50 mil aves/dia, em dois turnos. Nossa intenção é alcançar o volume de 25 mil aves/dia já no final 2012. Para isso apostamos no crescimento da demanda no mercado nacional, que hoje representa 60% do nosso volume de vendas, e na expansão dos mercados mundiais atualmente já atendidos,” afirma André Grützmacher.