São Bento - Cerca de 200 alunos participaram da segunda edição do Revelando Talentos realizada na última sexta-feira, dia 30, na Sociedade Bandeirantes. As apresentações de dança, poesia, paródia, canto, performance, desafio e cantiga de roda, tinham como tema o Projeto Trânsito, desenvolvido nas Unidades da Rede Municipal de Ensino.
A secretária de Educação Salete Bayerl Spitzner disse que o desenvolvimento e sucesso do projeto é resultado do apoio dos pais e comunidade e ainda do esforço dos professores que buscam formas inovadoras de repassar o conteúdo aos alunos, dentro e fora da sala de aula. “Existe o envolvimento de todos, alunos, professores, pais e comunidade. E o resultado é sem dúvida a formação de cidadãos mais conscientes”, disse.
Mais de trezentos convidados, entre pais, alunos, professores e comunidade, prestigiaram o evento. Para a abertura foram convidados os alunos da Escola João Ropelato que apresentaram a dança “Marcas da Alma”. Na sequência, alunos de 20 escolas realizaram 28 apresentações com mensagens de alerta, protesto, e incentivo à vida. No palco os alunos mostraram seus talentos, desenvoltura e muita criatividade.
Todos os estudantes participantes do Revelando Talentos receberam de brinde uma camiseta sobre o tema apresentado. Na ocasião estiveram presentes ainda o Sargento Sampaio da Polícia Militar, a diretora do departamento de Trânsito Patrícia Zipperer e demais convidados.
Projeto Trânsito
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, busca oferecer aos alunos, além do ensino obrigatório, o trabalho com três projetos muito importantes para a construção cidadã dos estudantes, os Projetos Econsciência, Disciplina e Educação para o Trânsito. Esses também visam, consequentemente, promover a reflexão nas famílias.
Em desenvolvimento desde o ano de 2009, o projeto Trânsito objetiva sensibilizar a população, a partir de professores, alunos, pais e comunidade, sobre a necessidade da adoção de medidas preventivas, principalmente no tocante à mudança de comportamento. A idéia visa contribuir para a redução do impacto socioeconômico dos acidentes de trânsito, dando atenção a entrada e saída de alunos das Unidades Educacionais.
O projeto Trânsito tem o apoio do Centro de Formação de Condutores Universal, Polícia Militar, Departamento de Trânsito da Prefeitura, e programa Se essa Rua Fosse Minha. As parcerias promovem ao longo do ano palestras, e atividades para estudantes e familiares não medindo esforços para a concretização dos objetivos do projeto.