Oficinas de Design promovidas pelo SENAI contam com o apoio e participação do Instituto Poli.design, da Itália
Florianópolis, 07.12.2010 - Onze empresas do setor de mobiliário do Norte Catarinense terminaram neste mês o módulo teórico das Oficinas de design estratégico, que são promovidas pelo SENAI em parceria com a empresa Farben Tintas e Arranjo Produtivo Local do setor de Mobiliário de São Bento do Sul. A oficina está ajudando as indústrias a criar metodologias de desenvolvimento de produtos que tenham maior valor agregado e também mostra a importância do design estratégico.
Na oficina são trabalhados alguns tópicos da metodologia de desenvolvimento de produtos criada pelo SENAI em parceria com o Instituto Poli.Design, da Itália. No final de novembro, os alunos das onze empresas de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre tiveram uma palestra com o italiano Francesco Zurlo, que tratou sobre design estratégico e relatou como os italianos fazem o desenvolvimento de produtos. Zurlo é doutor em Design Estratégico, professor do Politécnico de Milão (Itália) e consultor do Poli.design.
A programação da Oficina de Design também incluiu uma visita à empresa Farben Tintas, em Içara, para conhecer tendências de cores, e também uma visita guiada a um shopping de Balneário Camboriú, onde os participantes puderam entender na prática o quanto o design pode agregar valor aos móveis. "Hoje, os produtos de maior valor agregado vem de outros estados. Mas as empresas catarinenses estão dispostas a adotar essa estratégia", explica o consultor do SENAI Cleder Batti.
Na fase prática da Oficina de Design, os alunos vão desenvolver um projeto de produtos em suas empresas, acompanhados por um consultor do SENAI. A previsão é que até fevereiro as empresas apresentem o resultado das oficinas e exponham seus produtos em feiras de móveis.
Design estratégico
A adoção do design estratégico consiste na aproximação das áreas de criação e as de produção e vendas. Assim, a intenção é que o setor de design, ao idealizar o produto, também possa pensar em questões relacionadas à gestão, marketing, produção, logística, vendas, entre outros. As práticas do design estratégico também ampliam a percepção dos conceitos do design nas diversas áreas da empresa.
Este ano o SENAI iniciou uma parceria com o Instituto Poli.Design, da Itália, que está levando consultorias para ajudar três empresas de Santa Catarina a adotar o design estratégico e melhorar produtos. O objetivo é mostrar que, além de criatividade, é preciso basear os projetos de design em pesquisas de mercado e de tecnologias.