|
Campeonato Brasileiro de Escalada revela novos campeões de Boulder em disputas de alto nível |
|
Entre experiência e nova geração, competição entrega alto nível técnico e emoção até o último movimento |
|
Curitiba foi palco de um show de técnica, força e emoção entre os dias 17 e 19 de abril, com a abertura do Campeonato Brasileiro de Escalada 2026 na modalidade Boulder. No Centro de Treinamento Olímpico de Escalada, no Parque Olímpico do Cajuru, os principais nomes do país deram o tom de uma temporada que já começa em altíssimo nível.
O evento começou com as qualificatórias femininas e já com atuação da paranaense Mariana Hanggi que demonstrou bastante experiência, precisão e confiança ao mandar quatro dos cinco Tops em flash (quando o atleta completa o desafio na primeira tentativa) dominando a rodada com autoridade. Logo atrás, Ana Gurmuski (SC) garantiu três Tops, se colocando firme na briga pelo pódio. E, ainda nas qualificatórias, quem também chamou atenção foi a atleta juvenil Bianca Iannarelli (SC), de apenas 15 anos, que estreou na categoria principal sem cerimônias, já cravando o seu lugar entre as melhores, reforçando a força da nova geração.
Na sequência, já no fim da tarde foi a vez da qualificatória masculina que entregou muita emoção. O grande destaque foi Rodrigo Hanada (SP), que alcançou 5 Tops, seguido de perto pelos também paulistas, Samuel Silva, Felipe Ho e André Macedo. O trio avançou às semifinais com quatro Tops e três flashes cada, evidenciando consistência técnica e alto nível de preparo físico desde o início.
Feminino entrega emoção, superação e alto nível até o fim
O segundo dia foi daqueles que prendem a atenção do início ao fim. Na semifinal feminina, Mariana Hanggi voltou a liderar com autoridade, mas a disputa pelas outras vagas esquentou. Júlia Izzo (SP), estreante na categoria adulta, mostrou personalidade ao garantir sua vaga nos momentos decisivos, enquanto Bianca Iannarelli (SC) mais uma vez confirmou o talento da nova geração ao completar o Top 3.
Na grande final, o roteiro foi de tensão máxima. Boulders duros, poucas chances e cada movimento valendo muito. Mesmo após se machucar durante a prova, Mariana Hanggi seguiu na disputa e, na base da experiência e da determinação, garantiu um Top decisivo nas últimas tentativas para conquistar o título. Júlia Izzo ficou com a prata e Bianca Melo completou o pódio em uma final marcada por equilíbrio e entrega total.
Masculino fecha com decisão no limite e emoção até o último movimento
A semifinal masculina já deu o tom: dificuldade lá em cima e margem de erro praticamente zero. O primeiro boulder, sem nenhum Top, mostrou que os Setters vieram para testar tudo, técnica, leitura e controle emocional.
Com as posições separadas por décimos, Rodrigo Hanada conquistou um Top decisivo na última tentativa, garantindo a liderança da fase. Ao seu lado, André Macedo, atual campeão da modalidade, e Felipe Ho confirmaram presença na final com performances consistentes.
Na decisão, o cenário se manteve desafiador. André Macedo foi o primeiro a completar um dos problemas, mantendo a disputa aberta até os últimos movimentos. Ao final, Rodrigo Hanada e Samuel Silva terminaram empatados em pontuação, levando a definição do título para o critério de desempate, conforme regulamento. Com isso, Hanada conquistou o título brasileiro, enquanto Felipe Ho garantiu a terceira colocação.
Com disputas definidas nos detalhes, performances de alto nível e momentos de superação, a abertura do Campeonato Brasileiro de Escalada 2026 entregou exatamente o que se espera do principal palco da modalidade no país. Mais do que resultados, o evento marca o início de uma temporada que promete intensidade do começo ao fim, dentro e fora das paredes.
A modalidade Boulder
O Boulder é uma das três modalidades da escalada esportiva presente nos Jogos Olímpicos. É realizada em muros de no máximo 5 metros de altura, sem cordas, com um colchão na base para proteger eventuais quedas.
No boulder, são definidos de 4 a 5 desafios, a depender da fase. Os atletas têm entre quatro e cinco minutos para completar cada desafio. Ganha quem completar mais desafios em menos tentativas.
A CBEscalada
A Confederação Brasileira de Escalada Esportiva (CBEscalada) é a entidade responsável pela organização e desenvolvimento da escalada esportiva de competição no Brasil, atuando na formação de atletas e no fortalecimento do alto rendimento da modalidade no país. Reconhecida pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a CBEscalada representa oficialmente o país junto à World Climbing, federação internacional da modalidade.
A entidade organiza as principais competições nacionais, incluindo o Campeonato Brasileiro de Escalada, mantém o Ranking Brasileiro de Escalada Esportiva e é responsável pela convocação da Seleção Brasileira, que representa o país em competições internacionais. |