Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

São Bento do Sul é Polo Regional de Capacitação em Alfabetização

Wednesday, 15 de April de 2026


São Bento do Sul é Polo Regional de Capacitação em Alfabetização

 

A Prefeitura de São Bento do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu nos dias 7, 8, 9 e 13 de abril os encontros presenciais da formação Alfabetiza SC 2026. A ação reforça o município como polo regional de capacitação, atendendo também professores da rede de ensino de Campo Alegre.


A iniciativa faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e é coordenada pela Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, em parceria com instituições educacionais e os municípios catarinenses. O objetivo principal é assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, além de promover a recomposição das aprendizagens nos anos subsequentes.


Ao todo, o município atende quatro turmas de formação, reunindo professores das redes municipal e estadual. Duas turmas são voltadas aos docentes do 1º e 2º ano, com foco na alfabetização, enquanto as outras duas atendem professores do 3º, 4º e 5º ano, com ênfase na recomposição das aprendizagens.


Durante a formação, foram trabalhadas práticas pedagógicas direcionadas à alfabetização e ao letramento, articuladas também ao desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, especialmente nas turmas voltadas à recomposição. Os encontros incluíram estratégias de ensino, uso de materiais didáticos, análise de dados educacionais e propostas de intervenções pedagógicas com foco na leitura, escrita e matemática, sempre considerando as necessidades dos estudantes.


Além do conteúdo técnico, a formação proporcionou momentos de troca de experiências entre os educadores, fortalecendo o trabalho colaborativo. A iniciativa contribui diretamente para o aprimoramento das práticas pedagógicas e para a melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos da região.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2026 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA