Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

EUA ampliam bloqueio e tomam mais navios com petróleo venezuelano

Segunda, 22 de dezembro de 2025


EUA ampliam bloqueio e tomam mais navios com petróleo venezuelano

featured image

Foto: Reprodução/X/@DHSgov

Os Estados Unidos ampliaram as pressões sobre o transporte de petróleo venezuelano neste final de semana, expandindo o bloqueio marítimo ao país caribenho iniciado no início do mês. Ao menos dois navios foram abordados pela Guarda Costeira americana em águas caribenhas neste sábado e domingo. Um deles, navegando com bandeira panamenha, transportava 1,8 milhão de barris de petróleo com destino à China. O petroleiro batizado de Centuries não consta da lista de navios sob sanção do Tesouro americano, e sua abordagem e o confisco de sua carga não estão previstos pelas leis internacionais. Um segundo navio, batizado de Bella 1, também com bandeira panamenha, navegava desabastecido de petróleo em direção à Venezuela quando foi abordado por forças americanas. Até o fim da tarde de ontem, a embarcação ainda não havia sido apreendida pelos EUA. De acordo com fontes americanas, o Bella 1 está na lista de navios sancionados e estaria apto para a abordagem. (New York Times)

O presidente venezuelano reagiu com retórica belicosa, mas sem ações concretas. Nicolás Maduro classificou as apreensões de navios transportando petróleo venezuelano em águas caribenhas como “pirataria de corsários”. Em mensagem no Telegram, Maduro evitou mencionar diretamente as duas apreensões realizadas no fim de semana e afirmou que a Venezuela está há 25 semanas denunciando e enfrentando o que chamou de “campanha de agressão”, que incluiria desde “terrorismo psicológico” até ataques de “corsários” a navios petroleiros. (El Nacional)

A crise entre Estados Unidos e Venezuela dominou parte das discussões da Cúpula do Mercosul, que reuniu os líderes do bloco em Foz do Iguaçu neste sábado. O presidente Lula criticou a presença militar norte-americana na região e alertou que uma intervenção armada na Venezuela seria “uma catástrofe humanitária” e um “precedente perigoso”. Segundo ele, o continente volta a ser “assombrado” pela ação de uma potência extrarregional. Já o presidente argentino Javier Milei, aliado de primeira hora do presidente americano Donald Trump, disse apoiar a pressão dos EUA para “libertar” a população venezuelana. O argentino chamou Nicolás Maduro de “narcoterrorista” e afirmou que a crise no país vizinho exige ações mais firmes da comunidade internacional. A divergência se refletiu na recusa de Brasil e Uruguai a assinarem um comunicado conjunto liderado pela Argentina defendendo a “restauração da democracia” na Venezuela. O Itamaraty queria que o documento incluísse uma crítica à presença de forças militares internacionais no Caribe, o que foi rejeitado. Na avaliação do Planalto, uma manifestação oficial do Mercosul poderia ser interpretada pelos Estados Unidos como apoio a uma eventual ação militar americana na Venezuela. (g1)

A reunião de Cúpula do Mercosul, aliás, foi esvaziada com a decisão da União Europeia em pedir mais um adiamento para a assinatura do acordo comercial, previsto para ocorrer sábado. A impaciência com a UE, dividida e sob pressão de setores agrícolas, ficou ainda mais evidente neste encontro. Enquanto isso, países como Emirados Árabes Unidos, Canadá e Índia têm intensificado tratativas com o Mercosul para acordos econômicos. A possibilidade de que esses parceiros obtenham acesso preferencial a mercados e minerais essenciais da região despertou preocupação em capitais como Londres e Tóquio. (Bloomberg)

Miriam Leitão: “Diante da escalada das pressões sobre a Venezuela e da intensificação da presença militar americana no continente, o Brasil se vê diante de um dilema de difícil solução. É na nossa vizinhança, Maduro não é defensável e nem uma intervenção militar com declarado propósito econômico”. (Globo)



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2026 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA